Porto Murtinho realiza a 1ª Capacitação de Enfrentamento a Violência doméstica contra a Mulher.

Nesta quarta-feira (26), no plenário da Câmara Municipal ocorreu a 1ª capacitação de enfrentamento a violência doméstica contra a mulher no município de Porto Murtinho, onde estiveram presentes diversas autoridades entre eles a palestrante Dra. Luciana Azambuja Roca, subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Mato Grosso do Sul.

A Coordenadoria Especial da Mulher (CEMU) foi criada em 14 de fevereiro de 2012, pela lei Municipal nº1493 sendo colocada em prática nesta atual administração do Prefeito Derlei Delevatti e Maria Lucia Barbosa Ribeiro.

A Coordenadoria da Mulher no município tem como Gestora a senhora Elizete Martins Machado que juntamente com o defensor público Dr. Nildo Inácio montaram a comissão de Enfrentamento a Violência Doméstica contra a Mulher, com o objetivo de colocar em prática ideias que venham de encontro pelo fim da violência contra a mulher, onde ocorre encontros em toda  1ª quarta-feira do mês para discutir o assunto.

Há 11 anos a Lei que se tornaria um marco na luta pelo combate à violência contra as mulheres foi sancionada. Estamos falando da Lei Maria da Penha que após algumas mudanças possui maior rigor nas punições e proteção mais eficaz às mulheres que sofrem algum tipo de violência doméstica e familiar.

Para comemorar os 11 anos da Lei Maria da Penha, o Governo do Estado, através da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul (SPPM-MS), está desenvolvendo neste mês a Campanha ‘Agosto Lilás’.

Conforme a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Azambuja, a campanha busca chamar a atenção de toda a sociedade sobre a gravidade da violência doméstica.

Lembre-se: violência contra mulher é crime. Denuncie pelos telefones 190 da Polícia Militar ou 180 da Central de Atendimento à Mulher.