Projeto cidade Limpa combate criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

A Vigilância Epidemiológica de Porto Murtinho, em conjunto com todas as secretarias do município, agentes comunitárias de saúde, Exército, Marinha do Brasil, montaram um plano para ,intensificar as ações de mobilização social contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2017 não foi identificado nenhum caso no município do Aedes Aegypti, para eliminar qualquer suspeita, equipes têm feito mutirões nos bairros da cidade para identificar e eliminar potenciais criadouros do mosquito. A ação integra os trabalhos da campanha Porto Murtinho Cidade Limpa, lançada nesta segunda-feira (23) onde contou com a presença de várias pessoas.

O primeiro mutirão aconteceu no Cemitério Municipal, incluindo todo o bairro Florestal. Foram eliminados os possíveis focos do mosquito por meio da retirada de vasos com pratos de água, da retirada dos plásticos que envolvem os vasos, e da manutenção dos vasos fixos, com a colocação de areia nos mesmos.

De acordo com o responsável pela ação, Vilson Rolon Serão cinco dias de mutirão incluindo todos os bairros da cidade, o segundo dia da ação seguirá pelo centro da cidade.

Participam da ação todas as secretarias do município, Câmara Municipal, agentes comunitários de saúde, voluntários, equipes de limpeza da empresa Gaino, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Militar que realizará blitz educativa em conjunto com gerência de Trânsito.

“Essas atividades são pontuais e precisamos do envolvimento de toda a população Murtinhense no combate ao mosquito da dengue, eliminando os possíveis focos através da limpeza e organização de nossos ambientes em nossas casas e estabelecimentos para que possamos ter efetividade”, ressalta a secretário de saúde Marco Andrei.

A Secretária de Governo Sônia Ferreira representando o prefeito Derlei Delevatti, ressaltou a importância de cada pessoa envolvida na ação, “precisamos nos unir cada vez mais para combater mosquito e continuarmos livre das doenças”.

O Programa de Combate ao mosquito Aedes Aegypti será levado até escolas, empresas e instituições, por meio de palestras ou denúncias de possíveis focos. [A população pode entrar em contato com as equipes para a remoção de lixos e entulhos de quintais, segue abaixo o Cronograma do Multirão.

Veja o Cronograma da Ação◆

►Segunda-feira: 23/10/2017 – Florestal