Oportunidades e desafios para o desenvolvimento do turismo é tema de seminário em Porto Murtinho


Após um trabalho de mapeamento de vocações e oportunidades, o município de Porto Murtinho recebeu, nesta quinta-feira (28), o Seminário Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento do Turismo, que apresentou as ações a serem desenvolvidas no setor. O encontro foi promovido por meio do programa Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal – iniciativa voltada para promover o desenvolvimento local.
 
Inicialmente, representantes do setor público e privado discutiram o setor do turismo local. A região possui atrativos naturais como Morro Pão de Açúcar, Morro Celina, Barranco Branco, Fecho dos Morros e Cachoeiras do Rio Aquidaban, além de eventos como Banho de São João e Festival Toro Candil. Depois dessa análise, o município agora conta com um plano de ações e consultoria de acompanhamento.
 
Dentre as ações, foi proposto o desenvolvimento de novos produtos turísticos e também a requalificação da Orla do Rio Paraguai. No eixo de demanda turística, será realizada uma consultoria de posicionamento digital do destino e dos negócios turísticos, bem como a divulgação do calendário de eventos. O plano junto a governança inclui a Dinamização do Conselho e Fundo Municipal de Turismo e o fortalecimento da gestão municipal.
 
“Essas ações são propostas e a partir desse seminário a gente tem o trabalho de junto ao trade local para fazer com que ações sejam colocadas em prática. Serão realizadas reuniões mensais de consultoria e semanais pensando nos atores responsáveis pelo desenvolvimento de cada uma dessas propostas”, disse o consultor do Sebrae/MS, Ronaldo Junior.
 
O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro, destacou a importância do investimento no turismo local frente ao desenvolvimento da Rota Bioceânica. “Precisamos investir em atrativos que trarão impacto positivo para cidade e a parceria com o Sebrae e a Prefeitura é de extrema importância para qualificar nosso trade turístico”, ressaltou.
 
Para a empresária do setor do turismo, Maria Emiliana, o principal fator para melhorar a promoção do turismo na cidade é o investimento do setor privado em novos produtos. “Ninguém faz o turismo sozinho, mas com todos trabalhando juntos podemos fazer um turismo melhor para o município. Precisamos investir em novos produtos, ampliar hospedagem, transporte e também no setor de alimentos e bebidas”, comentou.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fonte: assessoria de comunicação