Prefeitos de onze cidades participam de fórum sobre a Rota Bioceânica no Chile


 
Onze prefeitos e empresários de Mato Grosso do Sul participam da 2ª edição do Fórum de Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico, que será realizado em Antofagasta (Chile) de 22 a25 de novembro. A missão técnica tem a frente os prefeitos Nelson Cintra, de Porto Murtinho, e Valdir Couto Junior, de Nioaque e presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de MS).
 
A caravana seguiu neste sábado, de Porto Murtinho ao litoral chileno do Pacífico, viajando cerca de 1.560 km. Os veículos atravessaram às 6h o Rio Paraguai de balsa para a cidade paraguaia de Carmelo Peralta, onde os prefeitos tiveram encontro com autoridades locais e visitaram o canteiro da obra da ponte internacional em construção pelo Paraguai.
 
A primeira edição do fórum foi realizada em maio deste ano, em Campo Grande, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores e organizada pela Assembleia Legislativa em conjunto com o Governo de Mato Grosso do Sul, Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico, Assomasul e Itamaraty. O encontro foi realizado no plenário da Assembleia Legislativa.
 
DESENVOLVIMENTO
 
Vamos conhecer a rota que está sendo implantada, faltando apenas 208 quilômetros entre o Paraguai e a Argentina, que vai nos proporcionar muitas riquezas não só a Porto Murtinho, mas a todo o nosso Estado”, disse o prefeito murtinhense Nelson Cintra. Ele lembrou que em 1996 foi instalado um marco histórico do corredor, entre os dois países vizinhos.
 
Cintra destacou a efetiva participação do Governo do Estado na concretização da Bioceânica, um sonho de mais de 20 anos, salientando que o governador Reinaldo Azambuja foi o grande articulador político desse processo logístico, que integrará os portos de Santos e Paranaguá com Antofagasta, reduzido em até 8 mil km a distância marítima aos mercados asiáticos.
 
Para Valdir Couto Jr, a participação no fórum em Antofagasta, a convite do prefeito Nelson Cintra, presidente do Cidema
(Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Integrado das Bacias dos Rios Miranda e Apa), é importante para que os municípios do Sudoeste e outras regiões que farão parte desse corredor tenham a dimensão do novo ciclo de desenvolvimento.
 
Governo municipalista
 
É uma porta que se abre não só para a nossa região, mas para Mato Grosso do Sul e o Centro-Oeste, tornando o Estado mais competitivo, onde todos ganham. Vivemos uma nova realidade, a ponte internacional está em construção e o apoio do governador Reinaldo Azambuja foi fundamental para esse novo momento com sua gestão municipalista”, destacou.
 
Participam da comitiva os prefeitos de Bonito, Josmail Rodrigues; Jean Sérgio Fogaça, de Douradina; Marcos Antônio Paco, de Itaporã; Marcos Benedetti, de Vicentina; Alexandrino Garcia, de Aral Moreira; José Fernando Santos, de Selvíria; Vanda Cristina Camilo, de Sidrolândia; Enelto Ramos da Silva, de Sonora; Clediane Areco Matzenbacher, de Jardim.
 
Os prefeitos e empresários terão encontro com o governador do Departamento de Boqueron (Paraguai), Edwin Pauls Friesen, e durante os quatro dias do fórum participarão de reuniões sobre questões que envolvem a rota, como procedimentos aduaneiros, infraestrutura, logística, transporte, turismo, rede de universidades, indústria e comércio, além de visitas técnicas.
 
 
 
 
 
 

Fonte: assessoria de comunicação