Patrulha Mirim e Judô

Com princípios ligados à educação, disciplina, visando a figura do Policial Militar, o Projeto Patrulha Mirim surgiu em agosto de 2005, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar de Porto Murtinho. Sob a coordenação de Magno Moura e com auxílio do Capitão PM Anderson Luis Alves Avelar e dos professores Meire Avelar e Regiane Fernandes Mendonça, a Patrulha Mirim pretende através da ordem, do respeito e do esporte, resgatar os jovens e adolescentes das ruas e inseri-los em um ambiente educacional.

Desde sua criação, já passaram cerca de 600 crianças de 10 a 16 anos pela Patrulha Mirim. Durante as aulas que acontecem todos os dias, as crianças recebem acompanhamento escolar, noções de trânsito, dicas de preservação ambiental, dicas de higiene, aprendem xadrez, judô, natação, têm aulas computação, além de aprendem sobre a ordem unida que a polícia militar pratica com os integrantes do projeto. Com o objetivo na meta da administração do Prefeito Nelson Cintra, que consiste em gerar a inclusão social com responsabilidade e incentivar a prática esportiva, em 2007 foi implantado o curso de judô dentro da Patrulha Mirim.
 
Devido ao alto custo do esporte, apenas os alunos mais dedicados vão para o judô, atualmente existem 25 crianças que têm aulas semanalmente de judô. Coordenados pelo professor Magno Moura, várias crianças já se destacaram como verdadeiros atletas, ganhando vários prêmios a nível estadual e nacional. Como participam de torneios e disputas, todos os atletas são filiados a Federação de Judô de Mato Grosso do Sul. Um exemplo de destaque é o menino Vinicius Félix, que em 2008 conquistou o terceiro lugar na Copa de Judô Internacional Moura Dom Bosco, em Campo Grande, além dele vários atletas já receberam premiações importantes. O lema do projeto é “Ser patrulheiro é principalmente ser responsável com seus deveres escolares, ter respeito pela família e cuidar a sociedade e da natureza que a cerca”.