Curso sobre Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) e de doenças endêmicas é ministrado em Porto Murtinho

0

2022-03-31 13:31:38

Começou nesta quinta-feira (31), na sede da Prefeitura de Porto Murtinho, a capacitação em investigação de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) e de doenças endêmicas, ministrada pela técnica do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, Jacqueline Romero, Jéssica Klener Lemos dos Santos, Sandra Aparecida Xavier e Luciane Vaz da Silva.

Os cursos abordaram os fluxos de doenças como arboviroses (dengue, Chikungunya, Zika e febre amarela urbana), malária, toxoplasmose, brucelose e cisticercose e capacitação do Sistema Sislog com intuito de capacitar agentes de vigilância epidemiológica, equipe de assistência, agentes de endemias e técnicos da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS (IAGRO), médicos e enfermeiros.

Segundo a gerente do DTHA, Jacqueline Romero, a visita técnica tem como meta a implementação das ações de vigilância das doenças hídricas e alimentares no Estado. “Combinamos com o Estado para realizar a capacitação e investigação de surtos, que é um dos fatores mais importantes da vigilância em saúde do país”, afirmou.

Para o secretário municipal de Saúde, Moacir Gomide, firmar parceria com o Estado do MS possibilita ampliar a informação para a comunidade e alinhar o fluxo de atendimento na oferta da medicação. “O conteúdo ministrado hoje será de grande valia para o dia-a-dia da equipe de saúde, visando melhoria no atendimento da saúde à população. Criar uma consciência crítica nos profissionais que prestam serviços de saúde da necessidade de fortalecimento do sistema de vigilância das doenças relacionadas às questões hídricas e alimentares. As DTHA, são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas. Existem mais de 250 tipos de DTHA, a maioria causada por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. E isso pode ser evitado com a disseminação da informação”, assegurou Moacir.