sábado, 7 de setembro de 2024

1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Porto Murtinho

A Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, sob a administração de Nelson Cintra, juntamente com a Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, está promovendo a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O evento tem como tema central “Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.

Presente no evento o prefeito Nelson Cintra enfatizou que a administração municipal não mede esforços nos investimentos para a saúde de Porto Murtinho. São milhões investidos no hospital, na reforma e revitalização dos postos de saúde, pensando tanto na população quanto na qualidade de vida e nas condições adequadas de trabalho dos servidores públicos da saúde. Ele ainda ressaltou que é fundamental que os profissionais continuem investindo em si próprios para serem profissionais cada vez mais capacitados e competentes.

Durante a fala da secretária de Saúde Rita de Cássia Padilha, ela destacou a importância da autonomia concedida pelo prefeito, que permite a realização de um trabalho de qualidade. “Eu me sinto realizada, me sinto feliz por estar contribuindo com toda essa equipe”, afirmou Rita de Cássia.

A secretária também ressaltou os resultados positivos alcançados, citando a informação do Ministério da Saúde sobre a redução de atendimentos no hospital de urgência e emergência. Isso se deve ao trabalho de qualidade realizado pelas APS (Atenção Primária à Saúde), que conta com a dedicação de médicos, técnicos, enfermeiros e agentes comunitários. “É muito bacana, porque é um ponto positivo para nós”, concluiu.

Presentes no evento o presidente da Câmara Elbio dos Santos Balta, as vereadores Sônia Ferreira, Aline Costa, Regina Heyn e vereador Rodrigo Fróes. Compondo a mesa juntamente com o presidente da Câmara e o Prefeito estavam a Primeira Dama e secretária de Assistência de Assistência Social Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Rosângela Saucedo, os palestrantes Dionísio Gomes Avalhes e Estela Antônio.

O principal objetivo desta conferência é discutir maneiras de tornar o Sistema Único de Saúde (SUS) mais eficaz, com um foco especial na valorização dos profissionais de saúde. O debate é estruturado em torno de três eixos principais:

Eixo I: Democracia, Controle Social e o Desafio da Equidade na Gestão Participativa do Trabalho e da Educação em Saúde
Eixo II: Trabalho Digno, Decente, Seguro, Humanizado e Democrático no SUS: Uma Agenda Estratégica para o Futuro do Brasil
Eixo III: Educação para o Desenvolvimento do Trabalho na Produção da Saúde e do Cuidado das Pessoas que Fazem o SUS Acontecer: A Saúde da Democracia para a Democracia da Saúde.

Antes da conferência, foram realizadas oficinas nos postos de saúde e no hospital para discutir esses eixos e criar propostas que serão abordadas durante o evento. Essas oficinas foram fundamentais para levantar questões e sugerir melhorias para o sistema de saúde do município.

Para os debates, o palestrante Dionísio Gomes Avalhes Conselheiro Estadual de Saúde e Coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador foi convidado para falar sobre os temas centrais da conferência e provocar reflexões que inspirem novas ideias para a saúde do município.