Na última quinta-feira (8), a nova Coordenadora do Programa de Telemedicina do município de Porto Murtinho, Doutora Kaciane Corrêa Mochizuke, que é Fisioterapeuta, concedeu entrevista sobre a realização de onze consultas médicas virtuais no Posto de Saúde Central.
Além de Kaciane, participaram das consutas os médicos, Heriberto e Júlio.
A nova Coordenadora, Doutora Kaciane Corrêa Mochizuke, agradeceu o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro (PSDB) e a secretária de Saúde, professora Rita de Cássia Padilha, pela confiança em seu trabalho e pelos inúmeros investimentos e ações que ambos têm feito em favor da melhoria da qualidade nos atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), na cidade. Kaciane também ressaltou o empenho e a parceria de Gisele Ibanhes, Coordenadora da Atenção Primária de Saúde e dos Agentes Comunitários de Saúde.
Conforme Kaciane Mochizuke, o Programa de Telemedicina funciona por meio de uma parceria do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) com o Hospital Israelita Albert Einstein, tem a finalidade de oferecer aos usuários do SUS assistência médica especializada por meio de teleinterconsultas nas seguintes especialidades médicas até o momento em Porto Murtinho: neurologia, endocrinologia, cardiologia, psiquiatria, reumatologia e pneumologia.
A nova coordenadora, disse ainda, que dentre os objetivos da Programa de Telemedicina, estão a redução do número de transferências de pacientes para outras cidades e também o tempo de espera por consultas com médicos-especialistas.
Para ter acesso à teleinterconsulta, o paciente precisa, primeiramente, procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em Porto Murtinho, realizar consulta médica com o clínico, que conforme a necessidade do caso, fará direcionamento do paciente para o atendimento com o especialista.
O agendamento é feito pela equipe da própria UBS na plataforma do Hospital Israelita Albert Einstein, que, além do atendimento, permite acesso à videoconferência entre os médicos e o registro de informações em prontuário eletrônico. Então, na data e horário agendados, o paciente retornará para consulta com o médico generalista presencial e o especialista em teleinterconsulta.