Entre os dias 21 e 23 de outubro de 2024, Porto Murtinho recebeu uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (SESAU) e da Fiocruz, em uma importante Oficina de Mapeamento da Situação de Saúde. O evento, realizado no Cineteatro e em unidades de saúde do município, teve como objetivo a análise da situação de saúde local, com foco em aprimorar a vigilância em saúde.
O encontro contou com a colaboração de especialistas, incluindo Vanessa Coelho de Aquino Benjoino Ferraz, coordenadora do CIEVS-CG (Coordenadoria de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) da SESAU, Jonas Eduardo Monteiro dos Santos da Fiocruz RJ, Victor Vohryzek Ferezin da SESAU, e Núbia Chaparro Ricardo Medeiros, apoiadora do CIEVS-CG.
A programação abrangeu visitas técnicas, como ao setor de Vigilância Epidemiológica, e apresentações sobre os principais mecanismos de vigilância, com destaque para a ficha de notificação e o painel de controle da saúde. No segundo dia, Victor Ferezin apresentou o painel, seguido de uma discussão sobre o uso prático do formulário de notificação. A oficina foi encerrada com uma visita técnica ao Hospital Oscar Ramires Pereira.
No dia 21/10, a equipe técnica esteve presente em uma reunião com a Secretária de Saúde Rita de Cássia Padilha, o prefeito Nelson Cintra e a Dra. Andreara Castro, onde foi apresentado o planejamento desenvolvido durante os dias de Oficina, alinhado com as diretrizes do programa Ecos da Rota.
O trabalho conjunto com a equipe técnica da SESAU e da Fiocruz demonstra o compromisso contínuo da Prefeitura de Porto Murtinho com a melhoria da saúde pública, fortalecendo as ações de vigilância e colaborando com órgãos de referência para oferecer melhores serviços à população.