sábado, 27 de abril de 2024

Novo terminal portuário argentino em desenvolvimento no município

O prefeito Nelson Cintra Ribeiro cumpriu agenda em Campo Grande nesta sexta-feira (22/03), em reunião com o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni e representantes do Grupo PTP Logística empresa argentina no Brasil, responsável por Transporte, logística, cadeia de suprimentos e armazenamento.

Na ocasião, o CEO Guillermo Missiano, os diretores, Hugo Gorgone e Lucas Gaincerain, e o representante da empresa no Brasil, Francisco Catarino, realizaram uma apresentação do projeto do porto a ser construído em Porto Murtinho pela empresa.

Novo terminal portuário argentino em desenvolvimento no município

O início da terraplanagem do local ao qual será localizado o novo porto argentino começa ainda este ano de 2024. O gestor do município Nelson Cintra ressalta sobre a importância do desenvolvimento econômico o a parceria com setor logístico.

Participaram da reunião o vice-presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi; o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

Os avanços da Rota Biocêanica

Com a implementação e construção de um novo terminal portuário, impulsionam significativamente o desenvolvimento município. Isso pode atrair ainda mais investimentos, gerar empregos diretos e indiretos, promover o comércio internacional e melhorar a infraestrutura local. Além de aumentar conectividade da região com outros centros econômicos, estimulando o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável. Assim como agenda com o Sistema Famasul, o projeto foi apresentado em reunião com o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck em visita à sede da secretaria em Campo Grande.

Desenvolvimento dos eixos logísticos

Porto Murtinho já tem um terminal hidroviário o Itahum Export, pertencente ao Grupo FV Cereais e está instalado numa área de 50 ha com 500m de frente para o Rio Paraguai. A estrutura construída trabalha com uma capacidade estática de 30.000 toneladas e a capacidade de fluxo de embarque de 1.000 toneladas por hora para o transbordo de soja, milho e açúcar.

De acordo com o boletim Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), de janeiro a março de 2023, Mato Grosso do Sul elevou em mais de 80% o transporte de cargas pela hidrovia, atingindo quase 1,6 milhão de toneladas. Desse montante, o destaque foi o minério de ferro com mais de 1,3 milhão de toneladas, seguido pela soja que saiu justamente de Porto Murtinho e superou 153 mil toneladas.

Dados: ANTAG – Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Grupo FV Cereais, SEMADESC