segunda-feira, 21 de outubro de 2024

O Esporte como antidoto social: projeto ‘Judô de Ouro’ vence Campeonato Estadual em Porto Murtinho

O Campeonato Estadual de Judô realizado em Porto Murtinho na semana passada ainda é um dos assuntos principais nas rodas de conversa no município, por conta do quantitativo de judocas participantes, quase duzentos, alto nível técnico, organização e o grande número de familiares, que super lotaram as arquibancadas da quadra esportes da Escola Thomaz Larangeira.

A equipe de Porto Murtinho ‘ Judô de Ouro’ ficou em 1ª Lugar, participou com 80 atletas, ganhou 30 medalhas, 18 prata e 16 bronze. O segundo e terceiro lugares ficou com as equipes de Maracaju e Campo.

O Esporte como antidoto social: projeto 'Judô de Ouro' vence Campeonato Estadual em Porto Murtinho

O evento, com a presença dos municípios de Maracaju, Campo Grande, Sonora e Porto Murtinho, foi organizado pela Prefeitura, com total apoio do prefeito Nelson Cintra Ribeiro, por intermédio da secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, através da secretária, Maria Lucia Barbosa Ribeiro, responsável pela coordenação do projeto ‘Judô de Ouro’, e contou com apoio das secretarias de Saúde e Educação, através da secretária, Rita de Cássia Padilha, não só combate a ociosidade e ainda proteger, crianças, adolescente e jovens murtinhenses de diversos problemas sociais.

No caso do Judô, o professor Magno Moura, Sensei da equipe murtinhense, disse que além ocupar os integrantes no período contrário ao escolar, que o esporte, auxilia no desenvolvimento físico, disciplina, coordenação motora, cooperação, respeito, respeito as diferenças e a lidar com conquistas e frustrações.

A pratica do Judô, segundo o professor Magno Moura, ainda oportuniza, reforça a cidadania, colabora efetivamente na formação de bons cidadãos e que os pais dos alunos são muito participativos e presentes.

O sensei ressaltou que estes são alguns dos pilares que norteiam a administração do prefeito Nelson Cintra no que refere a políticas públicas voltadas para crianças, adolescentes e jovens, em Porto Murtinho, que objetiva proteger, educar, oportunizar e prepará-los para que os mesmos ocupem seu espaço junto a sociedade onde vivem.

O prefeito Nelson Cintra, que é muito participativo, prestigiou a secretária Maria Lúcia, o sensei, professor Magno Moura, as equipes visitantes, ficou satisfeito com o desempenho, dos atletas. Afirmou que o que mais chamou sua atenção foi o grande número de pais e familiares que compareçam no local do evento para incentivar e torcer pelos filhos.

“O trabalho da Secretaria de Assistência Social é excelente e nos incentiva muito a seguir trabalhando. A prática esportiva, no caso do Judô, que é um esporte, caro, ‘elitizado’, em Porto Murtinho, o nosso governo, oferece sem nenhum custo para as famílias. Agradeço à secretária Maria Lúcia, o professor Magno Moura e sua equipe, os senseis dos municípios que vieram abrilhantar o nosso evento e também ao presidente Confederação Brasileira de judô Kodokan, Cléber dos Santos Pereira, que realiza um grande trabalho. Estamos à disposição para realização de eventos, iguais a este em nosso Município” concluiu o prefeito Nelson Cintra.