No sábado, 26 de julho, a Aldeia Alves de Barros, em Porto Murtinho, foi o centro de uma grande ação integrada de cidadania, saúde e segurança pública com a realização do Programa MS em Ação: Segurança e Cidadania. A iniciativa, coordenada pelo Governo do Estado com apoio da Prefeitura de Porto Murtinho, mobilizou diversos órgãos e instituições em uma grande força-tarefa voltada para os povos originários da região e comunidades adjacentes.
Estiveram presentes representantes de diversas entidades, entre elas: Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Defensoria Pública, Ministério Público, SESAI, Receita Federal, TRE-MS, INSS, FUNAI, SES, DSEI, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Científica, DOF, Batalhão de Operações Especiais, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Instituto de Identificação, FUNTRAB, SENAI, PROERD e CETRAN/MS.
Entre os representantes e autoridades presentes, destacaram-se:
Gestão Municipal de Porto Murtinho
Nelson Cintra – Prefeito Municipal
Dra. Andreara Castro – Vice-Prefeita e Secretária de Saúde
Josiane Abadie – Secretária Adjunta de Assistência Social
Poder Legislativo Municipal
Sirley Pacheco – Presidente da Câmara Municipal de Porto Murtinho
Carla Mayara – Vereadora
Educação
Blenda Lena – Diretora da Escola Estadual Alves de Barros
Governo Estadual e Órgãos Vinculados
Rosaldo de Albuquerque – Subsecretário dos Povos Originários
Coronel Wagner Ferreira – Secretário Executivo de Segurança Pública
Coronel PM Thonny Zerloti – Coordenador Adjunto da Polícia Comunitária da SEJUSP
Sargento Bruno – Coordenador do Programa MS em Ação
Poder Judiciário e Sistema de Justiça
Dr. Cesar Miozo – Representante do Tribunal de Justiça de MS
André Santana Cardoso – Promotor de Justiça (Ministério Público)
Delegada Elaine Benicasa – Assessora do Núcleo Institucional da Cidadania da Polícia Civil
Rafaela Lobato – Delegada
Forças de Segurança
3º Sargento Orleans Siqueira – Polícia Militar Ambiental de Porto Murtinho
Fernanda Molina – Representante da SESAI
Regina Maria Duarte – Representante do CETRAN/MS
Saúde Pública
Monique de La Tesse – Secretária de Saúde de Bodoquena
Nilton Lopes – Chefe do Polo Base da SESAI de Bodoquena
Assistência Social
Karen Alves – Secretária de Assistência Social de Bodoquena
Geronimo Vieira – Assistente Social do CRAS de Bodoquena
Ana Rita – Coordenadora do CREAS de Bodoquena
Gilberto Pires – Coordenador Técnico da FUNAI de Bonito
Jaqueline Ale Vargas – Chefe de Gabinete de Bodoquena
Representantes dos Povos Originários
Ciriaco Ferraz – Cacique da Aldeia Alves de Barros
Eudes – Cacique da Aldeia Tomázia
A Prefeitura de Porto Murtinho teve atuação marcante por meio de suas secretarias municipais. A Secretaria de Assistência Social, liderada pela secretária adjunta Josiane Abadie, levou ao evento o projeto “Rua de Lazer”, sucesso no município, oferecendo momentos de recreação para crianças e famílias. Além disso, foram realizados atendimentos com o CadÚnico, emissão de passe livre, cortes de cabelo gratuitos e orientações sociais.









A Secretaria Municipal de Educação assumiu a responsabilidade pelo preparo e distribuição das refeições durante o evento, garantindo alimentação de qualidade a todos os participantes.

Já a Secretaria Municipal de Saúde prestou diversos atendimentos médicos e orientações de saúde, foram 13 doses de vacinas de rotina, aferição de pressão, teste glicemia, triagem cerca de 70 pessoas e 15 testes Leishmaniose, sendo 1 positivo, feito eutanásia, com o objetivo de ampliar o acesso aos cuidados básicos e fortalecer o vínculo entre os serviços públicos e os povos originários.
Durante o evento, o Prefeito Nelson Cintra destacou a importância da ação para a inclusão e fortalecimento das políticas públicas nos territórios tradicionais:
“Este é um momento de união de esforços e de compromisso com quem mais precisa. Trazer tantos serviços e autoridades para dentro da aldeia mostra que o poder público pode e deve estar presente onde as demandas são urgentes e reais”, afirmou o prefeito.

A vice-prefeita Dra. Andreara Castro também ressaltou a integração entre municípios e a importância do trabalho em rede:
“Quando o Estado, os municípios e os povos originários caminham juntos, todos ganham. Este evento é uma demonstração clara de respeito, cidadania e dignidade para as comunidades que historicamente clamam por visibilidade e atendimento justo”, disse.

O evento foi conduzido com sensibilidade cultural e diálogo aberto com os líderes originários, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a equidade, o fortalecimento das comunidades tradicionais e a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Imagens: Vinnicius Flores



















