Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) abriu a licitação para a contratação de empresa ou consórcio para elaboração do projeto e execução das obras do acesso a Ponte da Bioceânica, do contorno rodoviário de Porto Murtinho na BR-267 e do centro aduaneiro de controle de fronteira.
O edital foi publicado nesta terça-feira (12), no Diário Oficial da União e prevê o recebimento de propostas até o dia 16 de outubro. O prazo para a execução dos projetos e obras é de 26 meses.
Essas três obras são fundamentais para viabilizar o trecho brasileiro da Rota Bioceânica, a megaestrada que ligará os portos de Santos (SP), no Brasil, a Iquique e Antofagasta, no Chile, tendo Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul, como ponto de saída do território brasileiro. O corredor de 3,4 mil quilômetros vai passar também por Paraguai, onde cruzará a região do Chaco (conhecida por Pantanal Paraguaio) e Argentina.
O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck também analisou a importância das obras para o corredor rodoviário.
Entre Porto Murtinho, no Brasil e Carmelo Peralta, no Paraguai, sobre o rio Paraguai, está sendo construída a Ponte da Bioceânica. A estrutura está sendo construída por um consórcio binacional, com investimento de R$ 575,5 milhões da administração paraguaia da Itaipu. A ordem de serviço da ponte foi dada no dia 13 de dezembro de 2021 pelo governo do país vizinho.
A estrutura terá uma extensão de 1.294 metros, dividida em três troços: dois constituirão os viadutos de acesso em ambas as margens do rio, e um corresponderá à parte estaiada, com 632 metros de comprimento, com vão central de 350 metros.
Fonte:G1 MS