Dando continuidade em sua agenda em Campo Grande (MS), o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro (PSDB) participa, hoje (30) de uma importante reunião com presença dos demais prefeitos (as) do estado na sede Assomasul.
A diretoria da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), juntamente com os prefeitos e prefeitas do estado, concederam a imprensa da capital uma entrevista coletiva referente à queda de receita nos municípios do país.
Conforme o prefeito Nelson Cintra, a mobilização pretende informar a população sobre os desafios enfrentados nas prefeituras locais, que essa crise é explicada especialmente pelo pequeno crescimento da arrecadação e a expansão generalizada do gasto público, em especial das despesas de custeio, sendo a manutenção da máquina pública.
Que, além disso, será apresentada a lista de reivindicações aos parlamentares sul-mato-grossenses, do Congresso Nacional, à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado e Federal. A coletiva ocorrerá nesta quarta-feira, 30 de agosto, às 8h, na sede da entidade.
Entre as reivindicações que serão apresentadas, abrangem questões como o atraso no repasse das emendas parlamentares durante o primeiro semestre deste ano; a destinação de recursos adicionais para honrar o Piso Salarial da Enfermagem; o aumento da parcela proveniente da arrecadação do Governo Federal destinada aos municípios (atualmente limitada a apenas 18% da arrecadação); aprovação da Pec 25/2022, que estabelece o adicional de 1,5% ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de março, entre outras problemáticas enfrentadas pelos gestores municipais em suas respectivas realidades.