Além de conversarem, mas não chegarem a um acordo sobre revisão da tarifa da usina hidrelétrica de Itaipu, empresa binacional gerida pelos dois países, o presidente Lula convidou o presidente paraguaio Santiago Peña para visitar a ponte ligando os dois países que está sendo construída em Porto Murtinho (MS).
A obra para facilitar o transporte de cargas e passageiros e estreitar as relações comerciais, que pode viabilizar a chamada rota bioceânica ligando o Brasil aos portos do Chile, também foi tema do encontro de Lula e Peña, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Em dezembro, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou a ordem de serviço que permite o início das obras de acesso à ponte sobre o Rio Paraguai, na BR-267, que ligará Murtinho e a cidade Carmelo Peralta, no país vizinho.
“Convidei o companheiro Santiago Peña para que a gente possa fazer conjuntamente uma visita em Porto Murtinho, para que a gente possa visitar a chamada ponte da integração”, afirmou Lula após o encontro.