sábado, 7 de setembro de 2024

Prefeito Nelson Cintra é Homenageado pelo 5º Fórum da Rota Bioceânica

Em semanas marcantes, o prefeito Nelson Cintra, de Porto Murtinho, recebeu o prêmio nacional do Sebrae de Prefeitura Empreendedora e, agora, foi homenageado pelo 5º Fórum de Territórios Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, realizado no Paraguai. No evento, ele foi o segundo a ser chamado para receber a homenagem, destacando-se entre autoridades brasileiras e de países como Argentina, Chile e Paraguai.

Prefeito Nelson Cintra é Homenageado pelo 5º Fórum da Rota Bioceânica

Durante a reunião, o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, destacou a importância estratégica de Porto Murtinho para o Brasil. Ele afirmou: “Porto Murtinho é de extrema importância porque é a entrada para o Brasil e a saída das nossas exportações. Este corredor é uma via vital que impulsionará a economia da nossa região, facilitando o comércio internacional e fortalecendo nossa posição no mercado global.” Riedel também elogiou o prefeito Nelson Cintra, dizendo: “Tem que destacar a atuação do prefeito Nelson Cintra, um obstinado, foi reconhecido aqui nesta manhã. Não perdeu uma reunião, investe na promoção da rota, promove excursões, debates, é sempre propositivo, dedicado.”

Dentre as autoridades brasileiras presentes, como o deputado estadual Zeca do PT, somente o prefeito de Porto Murtinho foi homenageado, reconhecendo sua contribuição significativa para a efetivação de projetos de desenvolvimento econômico e promoção do diálogo geopolítico. A delegação brasileira também contou com a participação de pesquisadores e cientistas brasileiros de seis universidades, incluindo UEMS e UFGD.

E na manhã desta quinta-feira, 20 de junho, o ato oficial do fórum no Centro Cultural Chortitzer, reuniu os governadores dos estados do Paraguai, Bernardo Zárate de Presidente Hayes, Arturo Méndez do Alto Paraguay e Harold Bergen de Boquerón; do Brasil, Eduardo Riedel; do Chile, Ricardo Diaz de Antofagasta e José Miguel Carvajal de Tarapacá; e da Argentina, Carlos Sadir de Jujuy. Também estiveram presentes os ministros de Estado do Paraguai, Francisco Javier Gimenez (Indústria e Comércio), Angie Duarte (Turismo) e Cláudia Centurion (Obras Públicas).

A abertura do evento foi marcada por uma performance emocionante da Orquestra Sinfônica do Colégio de Loma Plata, que tocou os hinos nacionais dos quatro países participantes. Todos os hinos foram interpretados por cantores, proporcionando um início solene e inspirador para o fórum.

Orquestra Sinfônica do colégio de Loma Plata

As autoridades e delegações dos estados-membros da Rota Bioceânica foram recepcionadas pelos anfitriões, Governador de Boquerón, Harold Begen, e pelo Governador do Alto Paraguay, Arturo Mendez. O evento contou com o apoio das Cooperativas Chortitzer e Fernheim, cujos diretores Ronald Reimer e Wilfried Dueck, respectivamente, sediaram os eventos, oferecendo almoço e também, jantar especial com direito a costelada chaquenha, comida característica da região, feita no fogo de chão, além de disponibilizarem espaços para as plenárias e reuniões oficiais.

A presença de figuras importantes como o senador chileno Jorge Soria Quiroga e o ministro argentino Julio San Millan destacou ainda mais o prestígio do evento. Além disso, representantes das forças policiais, empresários, e setores de saúde e turismo dos países interessados na rota também marcaram presença. Países como Bolívia e Equador enviaram seus representantes, demonstrando o interesse continental na iniciativa.

Vívian Cruz, Soria Quiroga, Nelson Cintra e Mauricio Soria