A Prefeitura de Porto Murtinho, através da Secretaria de Saúde, segue realizando ações preventivas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya.
Com aumento dos casos confirmados e notificações de dengue em MS, segundo o secretário Adjunto de Saúde, Daniel Adam, o município intensificou as ações e a equipe da gerência de Vigilância em Saúde de Porto Murtinho, estão percorrendo os bairros e a região central, realizando a borrifação por meio de bomba costal.
Que o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro (PSDB) e a secretária de saúde estão atentos, e solicitaram que o trabalho fosse intensificado. Daniel Adam, lembrou que os moradores da cidade devem colaborar no combate ao mosquito transmissor da dengue, mantendo seus quintais limpos, principalmente, eliminando possíveis os criadouros do Aedes Aegypti.
O Gerente de Vigilância em Saúde de Porto Murtinho, Vilson Rolon, disse que até o momento Porto Murtinho, registrou 23 casos notificados de dengue, sendo 02 positivos, 08 negativos e 13 aguardando resultado.
Além disso, Rolon destacou a importância da participação da população no combate ao mosquito, ressaltando a necessidade de eliminar recipientes que acumulem água parada, como vasos de plantas, pneus, garrafas, entre outros locais propícios para a proliferação do Aedes Aegypti.
A borrifação já foi realizada nos bairros Dom Pepê, Salim Cafure, Centro e Cohab. O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, sendo as transmissoras das doenças.
Nesta sexta-feira (23), as equipes irão borrifar todas as escolas e centros de educação infantil, a partir das 15h.