sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Prefeitos do Corredor Bioceânico Realizam 5ª Reunião para Discutir Desafios e Oportunidades

No segundo dia do 5º Fórum de Governos Subnacionais do Corredor Bioceânico de Capricórnio, os prefeitos dos municípios que integram a rota se reuniram na Mesa de Intendentes del Corredor Bioceânico para discutir os desafios e oportunidades que a rota pode proporcionar. A reunião foi organizada pelo prefeito de Filadélfia, Claudelino Nuñez, e contou com a presença de líderes municipais comprometidos com o desenvolvimento regional. Prefeitos das cidades de Antofagasta e Iquique do Chile, San Pedro na Argentina, Mariscal no Paraguai, bem como representantes da Bolívia, Peru e Equador, também estiveram presentes, fortalecendo a cooperação internacional.

Durante o encontro, destacou-se a importância do Pacto de Cooperação Intermunicipal, cujo objetivo é promover um marco de cooperação geral entre as municipalidades. Esse pacto pretende criar uma gestão conjunta e uma aliança estratégica para o desenvolvimento de todos os municípios ao longo do corredor bioceânico. A cooperação intermunicipal é vista como uma ferramenta essencial para otimizar recursos, compartilhar conhecimentos e impulsionar o crescimento econômico e social das áreas envolvidas.

O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, ressaltou o impacto positivo que a rota tem trazido para a região e destacou seu empenho em fazer com que os municípios desenvolvam projetos concretos e os coloquem em prática. “Não podemos deixar que nossos planos fiquem apenas na teoria. Precisamos de ações eficientes para que todos possamos crescer de forma sustentável e integrada,” afirmou Cintra.

Vívian Cruz, assessora de projetos da Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, também enfatizou a necessidade de criar uma agenda efetiva de desenvolvimento de projetos para que eles se concretizem em curto prazo. “Uma coordenação bem planejada é essencial para resultados rápidos e impactantes,” destacou Vívian.

O prefeito de Filadélfia, Claudelino Nuñez, destacou que o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, conhece bem a região porque ele é amigo dos chaquenhos, nome dado para as pessoas que moram no Chaco. O prefeito Cintra, há mais de 30 anos, comprou terras e veio para a região empreender, o que lhe proporciona um profundo entendimento das necessidades locais e fortalece a colaboração entre os municípios do corredor bioceânico.