Com uma extensa programação em comemoração aos 111 aos de emancipação do município, a prefeitura de Porto Murtinho proporcionou entretenimento para a população, atraiu os olhares do Estado para a fronteira sudoeste e movimentou a cadeia produtiva do turismo. Os festejos começaram com o Festival Vozes na Fronteira, nos dias 3 e 4 de junho, e encerraram na madrugada desta quarta-feira (14), com a final do rodeio e show de Munhoz e Mariano.
“Estamos muito felizes pelo sucesso dos eventos que promovemos para alegrar a nossa população, sempre com o apoio do Governo do Estado e da nossa Câmara de Vereadores, e mostrar que Porto Murtinho está mudando para se tornar o novo Canal do Panamá com a realização de um sonho, que é a Rota Bioceânica”, realçou o prefeito Nelson Cintra. “Estamos reestruturando a cidade, organizando o turismo e capacitação a nossa gente.”
Eventos atraem turistas
O Vozes na Fronteira e o rodeio, com a participação de grandes atrações da música regional, como as duplas Munhoz e Mariano e Gilson e Junior, o instrumentista Marcelo Loureiro e o violeiro Aurélio Miranda, além do Circuito de Bandas e Fanfarras, atraíram muitos turistas, inclusive paraguaios, lotando a rede hoteleira e aquecendo o comércio, em especial os restaurantes. O rodeio recebeu mais de 20 mil pessoas, de 10 a 13, apesar do frio de 10 graus.
Para realizar o Vozes na Fronteira e o rodeio, a prefeitura contou com apoio do Ministério da Cultura, por meio de emenda do deputado federal Vander Loubet, e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. “Os eventos promovidos pela prefeitura realmente aqueceram o nosso turismo, beneficiando toda a cadeia, movimentando a cidade por vários dias”, atestou o presidente do Conselho Municipal de Turismo, empresário Marco Aurélio Nunes.
Prestação de contas
Durante as comemorações dos 111 anos de Porto Murtinho, o prefeito Nelson Cintra fez uma prestação de contas à população, onde apresentou os investimentos em obras de infraestrutura urbana, ampliação do hospital municipal, reforma de escolas, construção de posto de saúde e aquisição de dez veículos. Além dos recursos próprios, o município conta com verbas destinadas pelo Governo do Estado e emendas garantidas pela bancada federal.