sexta-feira, 29 de março de 2024

A pedido de Nelson Cintra, Estado vai atender demandas para impulsionar a obra da ponte

O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, recebeu nesta sexta-feira (19) a visita do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, acompanhado do deputado estadual Paulo Correa. Além do avanço de algumas demandas relacionadas à obra da ponte internacional sobre o Rio Paraguai, que competem ao Estado, foi anunciada a retomada da obra de duplicação da BR-267 no perímetro urbano, ao custo de R$ 8 milhões.
Cintra destacou o empenho do governador Eduardo Riedel em acelerar as obras em infraestrutura que estão sendo executadas na cidade, com mais de R$ 22 milhões de investimentos. Em encontro do secretário Hélio Peluffo com o prefeito e vereadores foi discutida a implementação de novos projetos, como a implantação de revestimento primário em 83 km da estrada que demanda a região do Firme, no Pantanal da Nhecolândia.
Uma das principais demandas foi tratada com o engenheiro Paulo Leitão, responsável pela obra emblemática da ponte sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta. O consórcio que está construindo a ponte solicitou a melhoria da estrada de acesso à obra, do lado brasileiro e a implantação de uma rede de energia trifásica. Hélio Peluffo disse que levará o assunto na próxima semana a governador Eduardo Riedel.
Estrada e energia
“Todas essas intervenções estarão na mesa do governador para que tenhamos uma resposta rápida”, disse o secretário. “Como diz o governador, estamos aqui em Murtinho e no canteiro da obra da ponte para resolver pendências e impulsionar os serviços que estão sendo executados. Hoje, o acesso a ponte, do lado brasileiro, não permite a chegada de carretas com insumos e o Paraguai está importando cimento e outros produtos para atender a obra.”
Durante o encontro com o secretário e na presença dos vereadores, o prefeito Nelson Cintra solicitou a recuperação das estradas de acesso às aldeias indígenas do Córrego do Ouro, Campina e Alves de Barros e também a iluminação especial no trecho da BR-267 que será duplicado, entre a rotatória do anel viário e o centro da cidade. Cintra entregou a Peluffo o projeto do Plano Diretor Sustentável de Porto Murtinho e pediu apoio do Estado.
Na visita ao canteiro da ponte, o engenheiro Paulo Leitão, do consórcio binacional de empreiteiras, garantiu que, apesar das dificuldades (estão sendo usados 20 geradores de energia para o processo de concretagem), o projeto segue conforme o cronograma. Anunciou que a obra deve ser concluída no primeiro semestre de 2025. Do lado paraguaio, a fundação foi concluída e 60% dos 13 pilares implantados; do lado brasileiro, a fundação está em 70%.

Restauração

O prefeito visitou algumas obras em execução, ao lado do secretário e do deputado Paulo Correa, como a restauração de 26 quadras no centro e no Bairro Florestal, e apresentou algumas demandas no anel viário, onde o asfalto está cedendo e o Estado já recupera trechos pontuais, entre a BR-267 e o porto da FV Cereais. Cintra pediu a Peluffo intervenção do Estado na área portuária, onde o muro de contenção da orla apresenta comprometimento estrutural.