domingo, 28 de abril de 2024

Porto Murtinho participa de Simpósio Internacional sobre Integração Regional em Concepición no Paraguai

Nesta sexta-feira (14/07) o Prefeito Nelson Cintra Ribeiro e os vereadores Elbio dos Santos Balta e Rodrigo Fróes Acosta participaram do Simpósio Internacional sobre Integreação Regional em Concepición no Paraguai, represetando o município de Porto Murtinho – Brasil.

O Evento teve como temas apresentação sobre Política Industrial e Oportunidade de Investimento, tendo como caracteristícas o crescimento econômico dos países, assim como o avanço na tecnologia de enegia elétrica, um setor de manofaturamento forte e integração da cadeia globais de valores; apresentados pelo senhor Dr. Francisco Ruíz Díaz vice-ministro da Industria.

O Controle de Operações da fronteira teve como palestrante o senhor Adilson Valente – Coordenador Nacional da Receita Federal ao qual o Doutor Julio Fernández Frutos, Diretor Nacional de ADUANA citou o controle integrado da fronteira como opção de otimizar a importação e exportação dos paíes.

Segundo o Presidente da FEPASA – Ferrocarriles del Paraguay S.A o Doutor Lauro Ramírez López e o Deputado Estadual de Mato Grosso do Sul – Pedro Pedrossian Neto é necessário o desenvolvimento da conexão ferroviária Brasil/Paraguai além de ampliar o desenvolvimento econômico.

Durante o evento, senhor João Carlos Parkinson de Castro, Ministro de Relações Exteriores do Brasil teve a oportunidade de apresentar em sua palestra sobre O Corredor Bioceânico marco e integração regional da Rota Latino-Americana e a Ponte Internacional sobre o Rio Apa, um projeto de canal para a importação e exportação no mercado asiático e europeu.

O Prefeito Nelson Cintra Ribeiro destacou que vivemos um momento importantíssimo para o desenvolvimento com duas vertentes uma delas com a Ferrovia até Concepcíon assim como o Corredor Biocêanico, que é fruto do trabalho de todos.

O Gestor Municipal de Porto Murtino foi um dos autores para que o projeto saisse do papel, desde 1999 com a primeira comitiva. É um sonho em irá beneficiar a todos com a integração e a disposição de uma união para o desenvolvimento.

Na data, estiveram presentes para participar do simpósio a Governadora Departamental de Concepcióin a senhora Esc Zulma Dominguez de Cazal, a Senadora Noelia Cabrera, a Prefeita de Vallemi Joaquina Azuaga, também convidados gestores, lideranças que representam agências e comunicações locais e internacionais.

O Corredor Bioceânico é um projetio de engenharia em desenvolvimento que engloba alguns países do Mercosul (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile) que irá interligar os litorais do Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico no Cone Sul da América do Sul.