sábado, 18 de maio de 2024

Nelson Cintra prioriza a saúde de Murtinho investindo R$ 5,3 milhões no hospital municipal

Uma das obras em andamento em Porto Murtinho que espelha o novo momento em que a cidade rompe a fase de isolamento, com a perspectiva de um novo ciclo de desenvolvimento e econômico com a Rota Bioceânica (Brasil-Chile), é a reforma e ampliação do Hospital Municipal Oscar Ramirez Pereira, com investimento de R$ 5,3 milhões. A unidade está sendo preparada para o futuro, passando de porte pequeno para médio, com mais espaços e equipamentos.
A completa revitalização da casa de saúde impacta diretamente na qualidade de vida da população murtinhense e na melhoria dos serviços aos visitantes, uma conquista da gestão do prefeito Nelson Cintra, que não tem medido esforços para garantir verbas dos governos federal e estadual para preparar a cidade com mais infraestrutura urbana e serviços essenciais. Os investimentos desde 2022 somam mais de R$ 70 milhões, incluindo recursos próprios.

Prefeito Nelson Cintra vistoriou as obras com a arquiteta Fernanda Gonzaga, gerente de projetos do município

“É um conjunto da somatória de esforços, todos, governos federal e estadual, a nossa Câmara de Vereadores e a bancada federal, unidos em um único propósito, o de reconstruir a nossa cidade para o futuro de desenvolvimento e prosperidade que nos espera com esse Corredor Bioceânico”, afirma Nelson Cintra. “A sensação é de gratidão, em nome da nossa comunidade. Os recursos estão chegando e vamos transformar Murtinho para esse novo momento.”
Priorizando a saúde
A reconstrução de Porto Murtinho começa pela saúde pública. Com aporte financeiro (R$ 3.9 milhões) do Estado e emendas parlamentares (R$ 1 milhão) do deputado federal Vander Loubet e do deputado estadual Zeca do PT e contrapartida (R$ 420 mil) do município, o hospital ganha em estrutura e serviços, dobrando sua capacidade de atendimento com novo centro cirúrgico, laboratório de raio-x, mais leitos (enfermaria e pediatria), salas de parto e ultrassom.

A ampliação inclui novo prédio de 300m² para abrigar o centro cirúrgico, leitos e laboratório, além da reforma das atuais instalações. “Hoje o espaço é pequeno para a demanda atual, imagina com o crescimento da cidade em no máximo dois anos?”, afirma Wilson Campos, diretor do hospital. “Estamos ganhando um novo hospital, com mais equipamentos e especialidades. O prefeito Nelson Cintra sempre priorizou a saúde e aqui está um exemplo”, completa.
Ainda na área de saúde, foi concluída com recursos próprios a construção do posto de saúde do Bairro Caacupé, obra paralisada na gestão anterior. Com atendimento na área de saúde especializada da família, o novo PS está sendo mobiliado para ser entregue à população. O Posto Central, que hoje atende os moradores do Caacupé e outros bairros, também está sendo ampliado, com mais duas salas, e o Posto Salim Cafure foi totalmente reformado.