segunda-feira, 21 de outubro de 2024

Projeto ‘Cidade Empreendedora’ uma parceria entre o Sebrae MS e Prefeitura de Porto Murtinho realizou Oficina Branding e Marketing Territorial

Seguindo as ações previstas do projeto ‘Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com Prefeitura de Porto Murtinho, por intermédio da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, ontem (31), foi realizada no município a Oficina Branding, Marketing Territorial.

Projeto 'Cidade Empreendedora' uma parceria entre o Sebrae MS e Prefeitura de Porto Murtinho realizou Oficina Branding e Marketing Territorial

O secretário de Turismo, Clayton Castilho, que no ato representou o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro (PSDB), que esta cumprindo agenda oficial em Campo Grande, contou com as presenças das vereadoras, Sonia Ferreira, representante do vereador Elbio Balta, atual presidente da Câmara Municipal e Regina Heyn, abriu a Oficina.

Clayton Castilho, afirmou que o Sebrae é um importante parceiro do Município. Fez questão de destacar que respectiva Oficina teve mais de cento e vinte inscritos de diversos segmentos da sociedade, e que o momento propiciado a todos, só foi possível graças ao empenho do prefeito Nelson Cintra, que prioriza todas as ações que vão de encontro aos anseios da população, dentre as quais, o fomento das potencialidades da cidade e o desenvolvimento econômico da Cidade.

“Porto Murtinho vive um momento único, com a construção da ponte sobre o rio Paraguai que vai ligar o Brasil ao oceano pacifico. A cidade esta crescendo e precisamos fortalecer os empresários que estão aqui há muitos anos, gerando emprego e renda, bem como, atrair novos empreendimentos. O nosso objetivo é seguir fomentando o ciclo de desenvolvimento, planejando as ações, e principalmente, construirmos uma identidade local” pontuou o secretário.

Representando a Câmara de Vereadores de Porto Murtinho, a vereadora Sonia Ferreira parabenizou o prefeito Nelson Cintra pelo excelente trabalho que esta realizando e em nome de Alex, saudou toda a caravana do Sebrae. Ela frisou, que todos os vereadores estão à disposição para colaborar com o processo de desenvolvimento de Porto Murtinho” .

O presidente da Câmara Municipal, vereador Elbio Balta, me solicitou que o representasse e que transmitisse a todos que são parcerias iguais a esta que somam com progresso e bem-estar dos moradores da nossa Cidade e ficou contente com o convite feito pelo prefeito Nelson Cintra e equipe do Sebrae MS” disse a vereadora.

Alex Müller Schmidt, Analista Técnico do SEBRAE/MS.explicou aos presentes que esta etapa faz parte do Ciclo Expansão do Projeto ‘Cidade Empreendedora’, que está desenvolvendo nessa fase a construção e o fortalecimento de uma identidade local para Porto Murtinho. Que durante a oficina, seriam elencados os principais atrativos, tradições e costumes, que só existe no município, que possibilitem o desenvolvimento organizado e atração de novos investimentos

“O que só existe em Porto Murtinho? Encontrarmos esta resposta é que nos Sebrae e Fabrício Taronco, Professor-Doutor, pesquisador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), do Rio Grande do Sul, viemos perguntar para vocês. Em tempo quero dizer que Porto Murtinho até o momento reuniu o maior número de participantes deste Eixo, e estamos muito satisfeito com a parceria com a Prefeitura de Porto Murtinho” disse Alex Schmidt.

Além disponibilizar todo seu vasto conhecimento e vivências sobre o tema, o pesquisador, Fabrício Taronco, disponibilizou aos participantes da oficina um questionário, desenvolvido pela Unisinos, constando nove perguntas sobre quais são os principais atrativos, curiosidades e características do município. Taronco, pontou, que todas as contribuições servirão de base para a formulação da estratégia de desenvolvimento local.

Estiveram presentes na Oficina a presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto Murtinho (ACIPOM), Maria Helena Aguilera, Odair José Mombach, consultor de Gestão do Sebrae, Fabio Fonseca, consultor do Sebrae, responsável pelo município de Porto Murtinho, dentre outras lideranças e pessoas da comunidade.

Projeto Cidade Empreendedora:

O programa é uma iniciativa do Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, voltada para transformar a economia e promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. Junto com o “Sebrae na sua empresa”, o Cidade Empreendedora engloba uma série de ações que serão conduzidas a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A estratégia visa transformar desemprego em empreendedorismo, alavancar a geração de renda e promover o desenvolvimento.

A atuação do programa é dividida em duas linhas: uma voltada para o âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios, e a outra direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário. Serão feitas ações para desburocratizar processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.