20.9 C
Porto Murtinho
segunda-feira, 15 de julho de 2024

Murtinho tem movimento intenso de pescadores e investe em serviços

- Publicidade -

A procura pelo lazer e emoção na busca dos grandes troféus do Rio Paraguai, os pescadores esportivos estão literalmente invadindo Porto Murtinho, um dos principais destinos para a prática desse esporte no Estado.

A menos de dois meses para o fechamento da pesca – o período da piracema começa em 5 de novembro e segue até 28 de fevereiro -, o fluxo de turistas é intenso na cidade fronteiriça ao Paraguai.


No feriado prolongado de 7 de Setembro, a lotação da rede hoteleira – 800 leitos entre hotéis, pousadas, barcos-hotéis e pesqueiros – foi superior a 90%, segundo estimativa do trade turístico, com a presença de pescadores de várias regiões do país. A Pousada do Pescador foi um dos meios de hospedagem que teve ocupação de 100% e não há mais vagas até novembro, informa seu proprietário, Marco Aurélio Nunes, o Marcão.


“Estamos em alta temporada e os turistas estão chegando em grande número, superando o movimento que tivemos em anos anteriores. Não podemos reclamar, foi um dos melhores anos da pesca esportiva em nossa região”, afirma o empresário, que ampliou sua pousada e investe em um novo empreendimento turístico na beira do Rio Paraguai, porém do lado paraguaio. “A cheia deste ano foi abençoada, o rio está cheio e o peixe está saindo.”


Agenciando pesca para turistas mais exigentes, o empresário Márcio Netto Gomes, da Pousada da Marlene, informa que a rede hoteleira da cidade ainda tem leitos disponíveis para o período, porém orienta fazer reservas antecipadas. “Está chegando turista de tudo que é lugar”, diz, animado. Márcio exibiu nas redes sociais uma pesca inusitada: fisgou uma sardinha adulta. “Está saindo muito dourado, pacu e piau na isca artificial, tuvira e caranguejo”.


Melhorar o serviço


A prefeitura de Porto Murtinho lançou um programa de qualificação da mão-de-obra no turismo para melhor atender não apenas o pescador esportivo, mas o turista que chega à região para observação de pássaros, visitar o centro histórico da cidade e conhecer o Pantanal. A iniciativa inclui treinamento para os membros do Conselho Municipal de Turismo sobre legislação, gestão e trabalhar a importância do órgão no fomento ao turismo.


O secretário municipal de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Local, Clayton Castilho, anunciou um calendário de cursos até o final deste ano e para o próximo, com o apoio do Sebrae, e também a realização de eventos esportivos e culturais visando atrair o turista. Uma preocupação da gestão é capacitar os piloteiros de barcos como condutores de turista. Haverá também cursos de primeiros socorros, garçons e camareiras, entre outros.

Fonte: Silvio Andrade

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

EXTRATO DO AVISO DE LICITAÇÃO

ADESÃO Nº 006/2024

EXTRATO DO AVISO DE LICITAÇÃO

EXTRATO DO AVISO DE LICITAÇÃO

- Publicidade-