27.1 C
Porto Murtinho
domingo, 3 de março de 2024

Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura, leva formação no âmbito de lideranças do município de Porto Murtinho

- Publicidade -

Por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, o Sebrae/MS promoveu uma formação no âmbito da liderança voltada para auxiliar na melhoria da atuação dos participantes enquanto dirigentes de equipes, além de promover a conexão desses atores em prol do desenvolvimento do município. Participaram da iniciativa, secretários e servidores do município de Porto Murtinho.

A formação teve início em julho, deste ano, e encerrou na última terça-feira (19), com a aplicação do último módulo e entrega de certificados. Na metodologia “Leme da Liderança Cívica” são aplicadas quatro etapas formativas em que os participantes aprendem sobre os processos de liderança e como eles impactam nos resultados alcançados. Além disso, são apresentadas estratégias para fortalecer a gestão participativa, posicionando o líder como um agente catalisador de mudanças na comunidade local.

“O Programa LEME de Porto Murtinho é um passo importante no movimento de fortalecer e trabalhar as lideranças locais, com foco para que desempenhem melhor as suas funções, para que possam exercer sua liderança significa e ajudar na transformação do município que vem continuamente se transformando e evoluindo e se desenvolvendo”, destaca o analista-técnico do Sebrae/MS e gestor local do Programa, Alex Müller Shmidt.

Para um dos participantes da iniciativa, o secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Clayton Castilho, o curso proporcionou refletir sobre a atuação no dia a dia na secretaria. “Fechando este trabalho de quatro encontros entendemos o quanto é importante o papel de liderança no município, principalmente como gestor público”, conclui.

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Além de apoiar os empreendedores para que eles possam se fortalecer e atuar na melhoria do ambiente de negócios, o programa também possui como vertente de trabalho a formação de gestores públicos, de modo a auxiliar a gestão municipal a tornar os processos mais céleres e eficientes, além de implementar inovações.

A atuação também se estende ao fortalecimento das entidades de classe, como sindicatos rurais e associações comerciais, com a proposta de fomentar ações conjuntas em prol da transformação socioeconômica. Nesse contexto, a Liderança e é um dos eixos trabalhados pelo programa com iniciativas voltadas para estimular a formação de líderes engajados que consigam melhorar o perfil que possuem e atuem para mobilizar pessoas e despertar o potencial delas para atuação em conjunta em prol do desenvolvimento de toda a comunidade e, consequentemente, do município. O Leme da Liderança Cívica é uma das capacitações levadas para os municípios que possuem esse propósito.

Atualmente são 37 municípios em Mato Grosso do Sul que integram o programa Cidade Empreendedora e recebem iniciativas no âmbito da liderança: Amambai, Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Bandeirantes, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Deodápolis Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Fonte: Sebrae/MS

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

EXTRATO DO AVISO DE LICITAÇÃO

- Publicidade-