sexta-feira, 26 de julho de 2024

Cidade Empreendedora: Prefeitura de Porto Murtinho recebe acesso à plataforma Data Cidade MS

Na última sexta-feira (29/09), a Prefeitura Municipal de Porto Murtinho recebeu o acesso ao painel Data Cidade MS, uma ferramenta desenvolvida pelo Sebrae -MS que integra dados públicos e internos da instituição em uma plataforma com design inovador e acessível.

O economista e consultor do Sebrae, Fábio Ferreira Junior, disse que maior parte do sistema é aberta, porém, há um espaço destinado especificamente para a gestão pública dos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora, incluindo Porto Murtinho.

Mais do que disponibilizar o acesso às informações, o Sebrae/MS também capacitou os servidores municipais ligados às áreas estratégicas de atuação na Prefeitura. O grupo participou de uma oficina de quatro horas com orientações sobre como utilizar a ferramenta. Segundo, Fábio Ferreira Junior, o Data Cidade MS reúne dados referentes ao município, além de possibilitar que a gestão acompanhe o andamento das ações do programa Cidade Empreendedora.

“É um banco de dados completo atualizado em tempo real, conforme os updates feitos pelas fontes de informação, que traz o perfil do município, além de dados socioeconômicos e índice de consumo. O acesso a esse conteúdo permite que os servidores analisem as informações e tracem estratégias de melhoria para a cidade em diversas áreas. O Sebrae fornece essa ferramenta como mais um apoio para fomentar o processo de desenvolvimento, além de oferecer mais transparência à execução do programa Cidade Empreendedora, possibilitando o acompanhamento do trabalho no município”, destacou Maciel.

A ferramenta também irá servir de suporte para embasar a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal na produção de matérias jornalísticas que mostrem o avanço do município na gestão atual.

O programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae/MS executado em parceria com as Prefeituras Municipais para transformar a economia local a partir do desenvolvimento dos pequenos negócios.