domingo, 28 de abril de 2024

Porto Murtinho irá sediar dias 25 e 26 de outubro ‘Seminário Intersetorialidade e Saúde na Fronteira’

Nos dias 25 e 26 de outubro, o Porto Murtinho irá sediar o ‘Seminário Intersetorialidade e Saúde na Fronteira’. O evento será realizado no Cine Teatro Nei Machado Mesquita, Porto Murtinho, e trata-se de um Projeto – Rede Intersetorial de Políticas Públicas: Saúde, saberes e diversidades.

Abertura está prevista para às 19h, no Cine Teatro Ney Machado Mesquita e contará com a presença do Prefeito do município de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro (PSDB) e autoridades dos seguintes setores: Saúde, Assistência Social, Educação e Direitos Humanos, nos âmbitos, Federal, Estadual e do município anfitrião.

Também está previsto a participação de representantes do  Núcleo de Ensino, Pesquisa, Assistência e Extensão em Luto (NEPAL), Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Humap-UFMS/Ebserh),  Instituto Brasileiro de Inovações pró-Sociedade Saudável (IBISS – IBISS CO), Escola Técnica do SUS (Profa. Ena de Araújo Galvão (SES/ ETSUS), Escola do Sistema Único de Assistência Social – SUAS/MS, Mariluce Bittar e  representação da Saúde e Educação do município de Carmelo Peralta(PY) e coordenação do Projeto “Rede Intersetorial de Políticas Públicas” dentre outras autoridades.

A Palestra de abertura com o tema ‘Educação em Saúde: Programa de fortalecimento da Epidemiologia nos serviços

(Profepi), será proferida pela técnica, Heloiza Helena Casagrande Bastos, Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente/Departamento de Articulação, Estratégica de Vigilância em Saúde e Ambiente (DAEVS) e coordenação Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia nos Serviços (CGDEP).

O mediador será, Gabriel Luís Pereira Nolasco, integrante do Projeto “Rede Intersetorial de Políticas Públicas.

No dia 26, também no Cine Teatro da Cidade, será disponibilizado, Painel de Discussões de Temáticas e apresentação dos resultados da Pesquisa – Construção de Indicativos para o Plano Intersetorial Municipal de Educação em Saúde.

Após, os temas, Saúde Mental – Discussões sobre ações de Álcool e Drogas, Suicídio e Autismo serão abordados pelos técnicos, Gabriel Luis Pereira Nolasco, Carla Cristina de Souza, Fabrícia Santina de Oliveira Carissimi do Projeto – Rede Intersetorial de Políticas Públicas.

Na sequência, palestram, os técnicos, Everton Stringheta Junior, Liliane Pinho de Almeida, Renata Alavarse Delfino de Lacerda CATSM – Coordenadoria de Áreas Temáticas e Saúde Mental; Edilson dos Reis- Núcleo de Ensino, Pesquisa, Assistência e Extensão em Luto (NEPAL)do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (HumapUFMS/Ebserh).

Estão previstos debates e entrega de homenagem durante a realização do Seminário ‘Seminário Intersetorialidade e Saúde na Fronteira’, no Município.