terça-feira, 30 de abril de 2024

Com Rua de Lazer, Porto Murtinho promove a assistência social e envolve comunidades

A prefeitura de Porto Murtinho lançou mais um projeto social, ampliando o comprometimento e a abrangência dos programas que atendem centenas de famílias e, em especial, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Trata-se do Rua de Lazer, que envolverá todos os bairros da cidade fronteiriça com espaços de convivência através da mobilização das comunidades e presença de toda a estrutura da assistência social do município.

Os projetos sociais desenvolvidos pela prefeitura têm sido um dos destaques da administração do prefeito Nelson Cintra, que, desde seu primeiro mandato (2005-2008), prioriza a área da assistência comandada pela sua esposa, Maria Lucia Ribeiro, secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania. As ações de acompanhamento e resgate da cidadania envolvem crianças e jovens em projetos de música, cultura, esporte e lazer com resultados transformadores.

“Com o Rua de Lazer estamos levando a assistência social para dentro dos territórios com ocorrências de situação de vulnerabilidade, inserindo nestes locais os trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e facilitando a comunicação com a comunidade”, explica a secretária Maria Lucia. “O estímulo à convivência tem como foco o fortalecimento e vínculo familiar e a promoção de uma dinâmica que mantenha o bem-estar social”, acrescentou.

Público-alvo
A primeira edição do Rua de Lazer ocorreu na região do Castelinho, abrangendo os bairros Nossa Senhora de Caacupê, Nossa Senhora Aparecida, Dom Pepe, Saladeiro e Residencial Vila Célia, envolvendo 443 crianças e adolescentes, entre recém-nascidos a 14 anos de idade. A ação contou com as presenças do prefeito Nelson Cintra e da secretária Maria Lucia e foi um sucesso, resgatando as antigas brincadeiras infantis e proporcionando alegria e divertimento.

“Além das brincadeiras lúdicas e oficinas, foram disponibilizados brinquedos e distribuição de cachorro-quente, pipoca, geladinho, algodão doce e refrigerante. Um caminhão-pipa amenizou o calor e deu banho na criançada”, detalhou a secretária-adjunta de Assistência Social, Josiane Abadie. “Nossos projetos são pano de fundo para fazermos as ações acontecerem, e com a identificação das crianças presentes vamos mapear o público-alvo para futuras iniciativas.”

A segunda edição do Rua de Lazer será nesta quarta-feira (1), no Carandá (bairro Matadouro e adjacências). “Nossa assistência social tem feito a diferença em favor da população carente”, afirma o prefeito Nelson Cintra, ressaltando que as ações realizadas pelo município vão além da recuperação e encaminhamento dos jovens usuários da assistência social. “Eles têm a oportunidade de buscar a ascensão profissional e muitos hoje trabalham conosco.”

Por Silvio Andrade