segunda-feira, 29 de abril de 2024

A prefeitura de Porto Murtinho se encontra em excelente condição fiscal, aponta Índice Firjan de Gestão Fiscal

Levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro(Firjan), mostra que o atual prefeito do município de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro (PSDB), e sua equipe financeira, estão no caminho certo, quando o assunto é equilíbrio das contas públicas.

A prefeitura de Porto Murtinho, segundo a pesquisa,se encontra em excelente condição fiscal, aponta Índice Firjan de Gestão Fiscal. Nesta edição do estudo foram analisadas as contas de 5.240 municípios, com dados oficiais de 2022 – últimos disponíveis.

Conforme a pesquisa, a pontuação varia de zero a um, o índice é composto pelos indicadores de Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos, e a Prefeitura de Porto Murtinho, alcançou 0,85.

Ao comentar sobre o desempenho do município, o prefeito Nelson Cintra, disse que ficou contente, porém enquanto gestor, ele e sua equipe financeira, que tem a frente a secretária de Finanças, Marly Norimi, buscam obter excelência na prestação dos serviços junto a nossa população e cuidar das finanças da Prefeitura é o primeiro passo, para atingir este objetivo.

“Fico feliz em estarmos sendo bem avaliados por uma entidade de alta credibilidade e séria, como a Firjan. Todos sabem que a nossa administração trata com zelo e respeito o dinheiro público. Procuro, todos os dias, cuidar de cada detalhe, fazer economia, aliado a isso, temos uma equipe econômica competente e dedicada” declarou o prefeito Nelson Cintra.

Para cada índice há uma pontuação que varia entre 0 e 1. Quanto mais próxima de 1, melhor a situação fiscal do município e quanto menor, pior é o desempenho.

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que até 30 de abril de cada ano as prefeituras devem encaminhar suas declarações referentes ao ano anterior à Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Após a análise de cada um deles, a situação dos municípios é considerada crítica (resultados inferiores a 0,4 ponto), de dificuldade (resultados entre 0,4 e 0,6 ponto), boa (resultados entre 0,6 e 0,8 ponto) ou de excelência (resultados superiores a 0,8 ponto). A média brasileira é de 0,6250 ponto.