domingo, 5 de maio de 2024

Prefeitura de Porto Murtinho orienta sobre vacinação contra a Covid-19 para crianças menores de cinco anos e grupos prioritários

A Prefeitura de Porto Murtinho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), comunica mudança no calendário vacinal da população contra a COVID-19.

Desde o  1º de janeiro deste ano, a vacina para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, sendo incluída no Calendário Nacional de Vacinação Infantil.

Além disso, o Ministério da Saúde também passou a recomendar uma dose periódica (anual ou semestral) para grupos prioritários, independentemente do número de doses prévias recebidas.  Dentre os integrantes estão idosos, imunocomprometidos, pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, gestantes, puérperas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, detentos e trabalhadores da área da saúde.

Esquema de vacinação para crianças:

Todas as crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias podem receber três doses do imunizante Covid-19 Pfizer baby. O intervalo recomendado é de 4 semanas entre a primeira e a segunda dose e 8 semanas entre a segunda e terceira dose.

Esquema de vacinação para grupos prioritários:

Pessoas acima de 5 anos que pertencem aos grupos prioritários.

Periodicidade: 6 meses para gestantes, puérperas, imunocomprometidos e idosos (pessoas com mais de 60 anos)

Periodicidade: anual para trabalhadores da saúde, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (e seus trabalhadores), pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade (18 anos), adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.