quinta-feira, 2 de maio de 2024

Porto Folia agita Murtinho e lota Praça de Eventos: hoje tem escolha do melhor bloco

A primeira noite de carnaval em Porto Murtinho, neste sábado, foi um sucesso: animação do público, que lotou as dependências da Praça de Eventos, e os ritmos variados e contagiantes embalados pelas atrações regionais e locais em shows simultâneos que romperam a madrugada de domingo de céu estrelado, depois de vários dias chuvosos. O Porto Folia, organizado pela prefeitura, segue até o dia 13 e atrai foliões do interior do Estado e também do Paraguai.

“É uma noite de consagração, de alegria e de um novo tempo de prosperidade para a nossa Murtinho”, disse o prefeito Nelson Cintra, participando de todas as atividades da extensa programação na abertura da festividade, ao lado da primeira-dama Maria Lucia Ribeiro, secretária municipal de Assistência Social. “Vamos aproveitar e brincar com muita paz no coração e agradecer a Deus por tudo de bom que está acontecendo com a nossa cidade.”

O tema do carnaval murtinhense – Porto Folia na Rota da Bioceânica – celebra não apenas uma das maiores festas populares do Brasil, mas a retomada do desenvolvimento de uma região estagnada por décadas e considerada fim de linha. Hoje, Porto Murtinho, distante 430 km de Campo Grande, tornou-se o centro de um corredor de cargas e pessoas que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico com a construção da ponte sobre o Rio Paraguai, em execução.

Disputa acirrada
Ao declarar aberta a folia fronteiriça, o prefeito Nelson Cintra agradeceu o apoio do Governo do Estado no resgate do carnaval local e garantir entretenimento à população e aos turistas.

O abre-alas do Porto Folia foi marcado com a escolha da Corte de Momo, numa disputa emocionante e de muito equilíbrio entre os representantes dos blocos carnavalescos, os quais fizeram a diferença na Praça de Eventos ao darem o tom da alegria em um clima de muito harmonia.

A escolha da Corte de Momo, em concurso julgado por três pessoas não residentes em Porto Murtinho, teve o seguinte resultado: Fábio Escobar, rei momo (Bloco Farofa Jiboião), e Amanda Armoa (Bloco Alô Nasa), rainha. Em cerimônia no palco, o prefeito Nelson Cintra entregou a chave da cidade para a corte e a festa seguiu até o cantar do galo neste domingo. A premiação da Corte de Momo contou com recursos financeiros da Lei Paulo Gustavo.

No palco, se apresentaram a banda Pagode de Vila, a cantora revelação de MS Paolla, o grupo Axé Mix e o Dj Douglas Cabral. Para este domingo, a programação promete: concurso dos blocos carnavalescos, com participação do Farofa Jiboião, Alô Nasa, Sarambi e um representante de Carmelo Peralta (Paraguai), Ka’uregua ndoikei. A partir das 20hs, se apresentarão o Dj Douglas Cabral, os grupos Pagode de Vila e Resenha do Play, o cantor Deny Graciano e o Dj JK.

Inforamaçoes e texto: Silvio Andrade/Fotos Assessoria