sexta-feira, 3 de maio de 2024

Porto Murtinho participa do Seminário Internacional sobre Atenção à Primeira Infância no Paraguai (PY)

A prefeitura do município de Porto Murtinho, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, participa de 26 a 29 de fevereiro, em Ciudad Del Este ( Cidade do Leste), no Paraguai (PY), de uma reunião promovida pelo projeto de Cooperação Trilateral Brasil-Paraguai-Alemanha.

Com apoio do prefeito Nelson Cintra Ribeiro (PSDB), a secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, Arisbelcy Souza, coordenadora do programa Criança Feliz e as visitadoras sociais, Norma Gladis Escobar e Nidia Andino Ricardi estão se qualificando e trocando experiencias com profissionais e estudiosos renomados.

O objetivo da capacitação, segundo a secretária Maria Lucia, é o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os participantes que integram o projeto de Cooperação Trilateral Brasil-Paraguai-Alemanha. Explicou que referido encontro faz parte da segunda linha de atuação e é voltado a técnicos de programas de atenção à primeira infância do Paraguai e do Brasil, que desenvolvem a abordagem da visita domiciliar. Este evento pretende que os participantes reflitam sobre a sua atuação, identifiquem boas práticas e incorporem novos conhecimentos para enriquecer o trabalho com as famílias.

O Programa Criança Feliz é desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Porto Murtinho em parceria com onGoverno Federal, atende 100 famílias em Porto Murtinho. Além do fortalecimento do vínculo familiar, o programa apoia e acompanha o desenvolvimento infantil integral na primeira infância (crianças de 0 a 6 anos), bem como busca facilitar o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos.

Atualmente, o Criança Feliz é considerado o maior programa de visitação domiciliar voltado à primeira infância do mundo. Presente em 3.014 municípios, conta com mais de 25 mil profissionais envolvidos, entre visitadores, supervisores e multiplicadores. Desde 2017, o programa realizou 88 milhões de visitas domiciliares e atendeu 1,3 milhão de famílias, sendo 1,5 milhão de crianças e 400 mil gestantes.

O projeto de cooperação triangular “Intercâmbio de experiências para o fortalecimento do trabalho com cuidadores, visa o desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos” e é implementado em conjunto pelo Ministério da Infância e da Adolescência (MINNA), com o apoio do Vice Ministério da Economia e Planejamento (Ex STP), da República do Paraguai, como parceiro solicitante; a Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), Família e Combate à Fome, e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), da República Federativa do Brasil, como principal parceiro. Além disso, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), do Ministério Alemão de Cooperação Econômica para o Desenvolvimento (BMZ), atua como parceiro facilitador dessa iniciativa.