sábado, 27 de abril de 2024

Prefeitura de Porto Murtinho inicia projeto de georreferenciamento

Para aperfeiçoar e atualizar a gestão territorial do município, a Prefeitura de Porto Murtinho, através do prefeito Nelson Cintra Ribeiro (PSDB), deu início ao processo de georreferenciamento no município.

O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, disse tratar-se de desdobramentos relativos à elaboração do Plano Diretor que está sendo trabalhado pela Universidade Unilivre. Que ação objetiva organizar o município e prepará-lo para o grande desenvolvimento por conta da implantação da Rota Bioceânica.

Ressaltou, que o georreferenciamento também permitirá a elaboração de políticas públicas mais eficientes, permitindo uma gestão mais eficaz dos recursos e do território municipal. Com essas informações precisas e atualizadas, será possível planejar de forma mais assertiva o crescimento e desenvolvimento da cidade, garantindo um desenvolvimento sustentável e ordenado.

“O sistema chega para trazer mais controle de todo o território da cidade. A ferramenta permite combater crimes ambientais, monitorar áreas de risco, atualizar o cadastro imobiliário, analisar projetos de regularização fundiária. Esse banco de dados vai agilizar a execução de muitos serviços para o benefício da população”, concluiu o prefeito.

A arquiteta Fernanda Gonzaga, gerente de Projetos da Prefeitura Municipal, destacou que o Plano Diretor abre várias vertentes e uma delas é o georreferenciamento.

Ela explicou que o processo é realizado a partir da utilização de mapas ou imagens de satélites, e que, mediante um estudo de geo, são levantadas diversas informações relevantes, como limites da área, confrontações, coordenadas dos vértices definidores, que é um processo importante para o município de Porto Murtinho.

“Essa iniciativa mostra o comprometimento da Prefeitura de Porto Murtinho em promover o desenvolvimento do município de forma planejada e organizada, buscando melhorias para a qualidade de vida da população e promovendo o ordenamento territorial. Com o georreferenciamento, o prefeito Nelson Cintra, estará mais preparado para os desafios e oportunidades que surgirão com a implantação da Rota Bioceânica e outros projetos de desenvolvimento” enfatizou Fernanda Gonzaga.