sábado, 27 de abril de 2024

Nelson Cintra se reúne com Riedel e assegura R$20 milhões em investimentos para Murtinho

O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, garantiu aporte de recursos do Governo do Estado no valor de R$ 20 milhões, grande parte para investimento ainda este ano em obras de infraestrutura e saúde, após se reunir com o governador Eduardo Riedel, em Campo Grande, nesta segunda-feira (11).

Os projetos prioritários para a cidade, elaborados em acordo com a Câmara de Vereadores, foram aprovados, incluindo verbas para eventos de fomento ao turismo.
“A reunião foi muito produtiva, o Governo do Estado tem sido nosso maior parceiro na reconstrução de Porto Murtinho”, disse o prefeito. “Fizemos os projetos e trouxemos para o governador que vai nos atender. Os bairros carentes terão asfalto e vamos equipar o hospital municipal, que passa por reforma e ampliação. O desenvolvimento de Porto Murtinho é uma realidade, somos o portal da Rota Bioceânica e estamos preparando a cidade”, completou Cintra.

Com investimentos do Governo do Estado e recursos próprios do município e de emendas parlamentares em infraestrutura, logística, saúde e educação, Porto Murtinho está sendo preparado para receber uma das mais importantes ligações rodoviárias do Brasil ao mercado asiático, por meio do Oceano Pacífico, a Rota Bioceânica, que integrará Mato Grosso do Sul com o Paraguai, Argentina e Chile. Murtinho já é denominado o novo Canal do Panamá.

Decisões planejadas
“A gente tem acompanhando desde o início o que tem acontecido com Porto Murtinho, que é um município que faz parte da transformação logística do Estado. Com certeza, vai crescer mais ainda, com serviços, empresas, e também virão desafios. Por isso, precisamos estar atentos e tomar decisões planejadas, como estamos tomando aqui agora ao discutirmos os projetos estruturantes com o prefeito e os vereadores”, explicou o governador Eduardo Riedel.
Em três anos, a gestão do prefeito Nelson Cintra implementou o grande desafio de reconstruir a histórica cidade fronteiriça, que rompe um novo ciclo de desenvolvimento. A cidade transformou-se em um verdadeiro canteiro de obras, com investimentos que somam mais de R$ 150 milhões, dos quais R$ 72,6 milhões foram destinados pelo Governo do Estado, especialmente para as áreas mais carentes, como saúde, educação e infraestrutura urbana.

Hospital equipado
Dentre os projetos apresentados pelo prefeito murtinhense, o Governo do Estado vai investir aproximadamente R$ 15 milhões no asfaltamento e recapeamento dos bairros Dom Pepe e Salim Cafure – a maior parte do recurso, em torno de R$ 12 milhões, será destinada para execução das obras ainda em 2024.

Também foi aprovado R$ 1,5 milhão para equipar o Hospital Municipal Oscar Ramires Pereira, que terá sua capacidade de atendimento dobrada.
Foi confirmado, ainda, o investimento de R$ 1,3 milhão para o balizamento do aeroporto municipal e R$ 700 mil para iluminação especial de trecho final da BR-267, na entrada da cidade, que está sendo duplicada e implantação da rede de drenagem com recursos (mais de R$ 8 milhões) do Governo do Estado). Por solicitação do prefeito Nelson Cintra, o governador garantiu R$ 1 milhão para duas festas tradicionais, o Rodeio e o Festival do Chamamé.
Acompanharam o prefeito murtinhense neste evento, realizado no Parque dos Poderes, os vereadores Elbio dos Santos Balta (presidente da Câmara), Sônia Ferreira, Jary Brum, Aline Costa Soares Dias, Thiago da Silva Souza, Jayme Evandro Sanches, Rodrigo Fróes Acosta e Rudimar Castro, a senhora Ludemila dos Santos Almeida, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Vereadora Maria Donizete dos Santos, além da equipe técnica e secretários da prefeitura, Secretária de Assistência Social Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, Secretário de Infraestrutura Alexandre Viana, Secretária Adjunta de Governo Isabel Fróes, Secretária Adjunta de Assistência Social Josiane Abadie, Secretária Adjunta de Turismo Danielly Ovelar, Gerente de Projetos a Arquiteta Fernanda Gonzaga, gerente de Projetos Vivian Cruz, o radialista Edicarlos Oliveira, o senhor Romeu Barbosa Ribeiro e a senhora Andrea Barbosa Ribeiro Vieira.

Também presentes o vice-governador Barbosinha, deputados federais Geraldo Resende e Luiz Ovando, e os deputados estaduais, Paulo Corrêa, Márcio Fernandes e Lídio Lopes.

Fotos: Saul Schramm / Governo MS e Kammylla Krysthin

Texto: Silvio Andrade