31 C
Porto Murtinho
sábado, 27 de abril de 2024

Simone Tebet visita obra da Ponte Bioceânica e realça pioneirismo do prefeito Nelson Cintra

- Publicidade -

Ao visitar nesta terça-feira (19) o canteiro de obras a ponte internacional sobre o Rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta (Paraguai), a ministra sul-mato-grossense do Planejamento, Simone Tebet, destacou o pioneirismo do prefeito Nelson Cintra e de outros fronteiriços ligados ao movimento integracionista que há 30 anos vislumbrou a abertura da Rota Bioceânico para interligar os portos de Santos (Atlântico) ao Chile (Pacífico).


“Todos plantaram uma semente e o prefeito Nelson Cintra esteve a frente desse sonho sonhado há décadas e que hoje estamos vendo sendo concretizado com a construção dessa ponte, que não vai beneficiar apenas Mato Grosso do Sul, mas o Brasil”, disse a ministra. “Estamos aqui para reafirmar, como ministra, que o governo brasileiro vai cumprir todas as etapas para ligarmos o nosso Estado e o país ao mundo por esta ponte”, completou.

Simone Tebet visita obra da Ponte Bioceânica e realça pioneirismo do prefeito Nelson Cintra


A visita de Simone Tebet à obra foi realizada na companhia do ministro Valdez Goés, da Integração e do Desenvolvimento Regional, do governador Eduardo Riedel e do prefeito murtinhense, dentre outras autoridades brasileiras e paraguaias. Na ocasião, o engenheiro da obra binacional financiada integralmente pela Itaipu Paraguai, Paulo Leitão, informou que o lado brasileiro avançou em 40% (do Paraguai, 60%) e a previsão de conclusão é final de 2025.


Cintra agradece apoio
Durante solenidade de inauguração da maquete da ponte Bioceânica, exposta no Cine Teatro Ney Machado Mesquita, o prefeito Nelson Cintra agradeceu a presença das ilustres visitas e o apoio dos governos federal e estadual e da bancada federal na liberação de recursos para o projeto de reconstrução da cidade, preparando-a para o novo ciclo de desenvolvimento. “Fomos fim de linha, mas hoje Murtinho é uma das cidades mais importantes com a Rota Biocêanica”, enfatizou.


Cintra classificou a ponte em construção sobre o Rio Paraguai “uma das maravilhas do mundo” e realçou o empenho de sua gestão em reestruturar a cidade antevendo sua expansão e crescimento populacional nos próximos anos. “Temos um grande desafio pela frente e já investimos mais de R$ 150 milhões em três anos. O governador Riedel sabe das necessidades da cidade e o Estado tem cumprindo sua parte, os recursos chegam de todos os lados”, disse


O governador Eduardo Riedel lembrou que uma das setes obras estruturantes solicitadas pelo Estado no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi o acesso da ponte à BR-267, de 13 km, já licitada ao custo de R$ 72 milhões. A ministra Simone Tebet garantiu que esta obra da chamada alça da ponte começa em abril. “O nosso governo vai cumprir o cronograma das obras complementares e quero trazer o presidente Lula para ver sua execução”, prometeu.

Participaram da comitiva que visitou Porto Murtinho, nesta terça-feira (19/03), o vice-governador Barbosinha, os secretários estaduais Jaime Verruck (Semadesc) e Eduardo Rocha (Casa Civil), o senador Nelsinho Trad, o deputado federal Geraldo Resende e os deputados estaduais Paulo Corrêa e Roberto Hashioka e o ex-ministro Carlos Marun, Euro Nunes Varanis Junior Superintendente Regional do DNIT, João Paulo Pinheiro bueno – Superintendente regional da PRF/MS, Renato Dias Afonso – Chefe da Receira Federal de Porto Murtinho, Daniel Cesar Saldivar Benites – Delegado da Alfandega (Ponta Porã), Capitão dos Portos do Pantanal, Capitão de Fragata Marcelo Pinto Werneck, Capitão Tenente Fabiano Crespo da Agência Fluvial de Porto Murtinho, Coronel Dorgival das Neves Franco Junior – Comandante da 2ª Companhia de Fronteira Soldado Simeão Fernandes, Tenete Marco Antônio Nascimento Moura representando o 14º Subgrupamento de Bombeiros Militar, Tenente Bruno Rodrigues de Oliveira – Comandante do 3º Pelotão da Policia Militar de Porto Murtinho, Doutor Vinícius dos Santos Borba – Juiz de Comarca de Porto Murtinho, Doutro Maurício Augusto Barbosa Defensor Público do municipio.
Presentes também os prefeitos Josmail Rodrigues (Bonito) e Carlos Pagliosa (Caracol) e os vereadores murtinhenses Elbio dos Santos (presidente da Câmara Municipal), Maria Donizete dos Santos, Regina Heyn, Sônia Ferreira, Rudimar Castro, Rodrigo Fróes, Thiago Souza e Jary Brum.

(Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto Murtinho)

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

EXTRATO DO AVISO DE LICITAÇÃO

EXTRATO DO AVISO DE LICITAÇÃO

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

EXTRATO DO AVISO DE LICITAÇÃO

EXTRATO DO AVISO DE LICITAÇÃO

- Publicidade-