sábado, 27 de abril de 2024

Em Murtinho, pavimentação de bairro integra projeto de reurbanização da orla

Complementando o projeto de reurbanização do porto geral, que ganhará novos espaços e equipamentos para lazer e entretenimento da população e impulsionar o potencial turístico da região, o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, iniciou a execução de uma obra de grande importância para elevar a estética da cidade e seu centro histórico: a pavimentação e implantação de rede drenagem de águas pluviais do bairro Nossa Senhora Aparecida.
O bairro fica localizado no centro, margeando o dique de contenção de enchentes e ao lado do Rio Paraguai, concentrando a maioria das pousadas que recebe anualmente os pescadores esportivos do Estado e de outras regiões do país. A chegada da esperada infraestrutura se estenderá por cinco ruas com implantação de piso intertravado, considerado um método ecológico por auxiliar no escoamento da água, absorvendo em até 30% o seu volume.
“Optamos por esse sistema de pavimento em uma área que concentra muita água, deixando as ruas com lama e dificultando o trânsito e a acessibilidade das pessoas”, explicou o prefeito murtinhense, salientando que a proposta, além de garantir qualidade de vida para a população e benefícios ao polo hoteleiro, vai embelezar a cidade ao proporcionar uma harmonia no entorno. “Vai valorizar a área histórica e gastronômica, a orla e nossa praça de eventos”, disse.

Calçamento
A montagem do piso intertravado já foi iniciada pela rua Coronel Pedro Celestino, paralela ao dique, e as máquinas estão trabalhando nas demais vias (Afonso Pena, Tenente Antônio João, Antônio Maria Coelho e Coronel Ponce) com a preparação do terreno (terraplenagem) e abertura das valas para receber a tubulação da rede de drenagem. O município está investindo R$ 3,2 milhões e conta com emenda (R$ 2 milhões) da senadora Soraya Thronicke.
As vias públicas da região portuária, segundo o prefeito Nelson Cintra, já receberam no passado o sistema de lajotamento, que muito contribuía para o escoamento das águas pluviais. O piso intertravado consiste em um bloco de concreto pré-fabricado, assentado diretamente sob uma camada de areia compactada. As peças são travadas entre si por contenção e atrito e recebem rejunte de pó de pedra nos vãos. As ruas receberão ainda calçamento em todo o percurso.

Matéria: Silvio Andrade

Fotos: Edoart Neumann