34 C
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Nelson Cintra garante moradia para famílias desabrigadas pelas chuvas

Famílias desabrigadas pelo alagamento provocado pelas chuvas, no dia 9 de fevereiro, em parte do Bairro da Cohab, em Porto Murtinho, serão beneficiadas com a construção de casas populares pelo município no Bairro Dom Pepe. O prefeito Nelson Cintra garantiu os recursos e a obra já está em andamento, com prazo contratual de conclusão de 12 meses.

“Com o apoio do Governo do Estado, através da nossa parceira Agehab (Agência Popular de Habitação de MS), conseguimos os recursos (R$ 2,4 milhões) do programa Substituição de Moradia Precária para construir as casas em um lugar mais seguro, atendendo famílias de baixa renda que vivem o dilema com as inundações, que são recorrentes em uma área considerada de risco”, informou o prefeito.

Segundo a área técnica da prefeitura, a região afetada pelas fortes chuvas que ocorreram tem o menor declive no perímetro urbano, que é plano em toda sua extensão, e, consequentemente, baixa vazão. As chuvas (140 milímetros, na época) afetaram principalmente a rua Carandá, onde várias famílias ficaram desabrigadas e foram assistidas pelo município.

Nelson Cintra garante moradia para famílias desabrigadas pelas chuvas

Solução definitiva

Na ocasião, uma força-tarefa, formada pelas secretárias municipais de Assistência Social e de Obras, Corpo de Bombeiros e Exército, socorreu as famílias, retirando os móveis, utensílios e outros pertences das casas inundadas e alojando as pessoas em escolas municipais, com toda assistência do município. Algumas famílias se abrigaram em casas de parentes.

“Estas famílias ocupam irregularmente a área, que não é habitável porque faz parte do sistema de vazão das grandes precipitações implantado com a construção do dique de contenção de enchentes, que contorna a cidade”, explicou Nelson Cintra. “Agora, vamos resolver definitivamente a situação dessas pessoas em situação de vulnerabilidade com a construção das 30 casas.”