quinta-feira, 16 de maio de 2024

Prefeitura Municipal de Porto Murtinho presente em Missão Técnica em Brasília

A Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, representada pelo Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Alexandre Viana, e pelo Engenheiro Ambiental Felipe Sampaio, participou recentemente de uma importante missão técnica em Brasília. A iniciativa, promovida pelo Sebrae/MS através do programa Cidade Empreendedora, reuniu gestores públicos e membros de associações e cooperativas de materiais recicláveis de nove municípios do Mato Grosso do Sul. O objetivo principal foi conhecer e absorver boas práticas de sustentabilidade e acesso ao mercado no segmento de coleta e tratamento de resíduos.

Prefeitura Municipal de Porto Murtinho presente em Missão Técnica em Brasília

Durante os dias 25 e 26 de abril, os representantes da Prefeitura de Porto Murtinho tiveram a oportunidade de interagir e aprender com empresas e cooperativas de referência na área de gestão de resíduos em Brasília. A missão técnica proporcionou um mergulho profundo em iniciativas bem-sucedidas, que visam não apenas a preservação ambiental, mas também o fortalecimento econômico local através da gestão eficiente dos recursos.

Prefeitura Municipal de Porto Murtinho presente em Missão Técnica em Brasília

O Secretário Alexandre Viana destacou a importância da participação da cidade nessa missão, afirmando que “É fundamental buscarmos inspiração e conhecimento em experiências exitosas para potencializarmos nossas ações em prol da sustentabilidade e do desenvolvimento do município, com o apoio à iniciativa do prefeito Nelson Cintra e do Sebrae, Porto Murtinho está no caminho certo para se tornar um exemplo de cidade verde e empreendedora”.

Felipe Sampaio enfatizou a relevância do aprendizado adquirido durante a missão, ressaltando que “trazer novas ideias e estratégias para nossa cidade é essencial para enfrentarmos os desafios ambientais e promovermos um futuro mais sustentável para as próximas gerações”.

A ação fez parte do programa de Desenvolvimento de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, voltado para dar suporte aos trabalhadores por meio de consultoria especializada. O trabalho auxilia na formalização de associações, no caso dos municípios que ainda não possuem, além de apoiar os grupos já estruturados a melhorarem a forma de atuação, ampliando a geração de renda de forma sustentável.

A participação da Prefeitura de Porto Murtinho na missão técnica em Brasília representa um passo significativo na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pela cidade. O intercâmbio de conhecimentos e experiências com outras localidades é fundamental para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do município. Com o compromisso demonstrado pela gestão municipal, é possível vislumbrar um futuro promissor, onde Porto Murtinho se destaca como um exemplo de cidade empreendedora e sustentável.

Fieram parte da missão técnica representantes de Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Dourados, Jaraguari, Paraíso das Águas, Ribas do Rio Pardo e Rio Verde de Mato Grosso estiveram na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), quando puderam conhecer um programa de negócios específico para cooperativas de reciclagem. O grupo também conheceu o funcionamento da Capital Recicláveis, considerada a maior empresa de recicláveis da região Centro-Oeste, que atua no gerenciamento integrado de resíduos com serviços de coleta, industrialização, comércio e destinação final adequada de materiais recicláveis.