domingo, 19 de maio de 2024

Prefeito Nelson Cintra e Secretária Rita de Cássia Padilha Recebem Sandra Leone, Representante da Fiocruz

O prefeito Nelson Cintra e a secretária Rita de Cássia Padilha deram as boas-vindas a Sandra Leone, destacada pesquisadora em saúde pública da Fiocruz em Mato Grosso do Sul, em um encontro que visa fortalecer as iniciativas de saúde pública na região. Sandra, que também é membro da Coalizão Brasileira pelas Políticas Informadas por Evidências e da EvipNet, rede de evidências gerenciada pelo Ministério da Saúde, trouxe para discussão um projeto inovador intitulado “Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários”, coordenado pelo Professor Jonas da Universidade de Brasília (UnB).

Este projeto, já com financiamento garantido, pretende ser implementado ao longo da Rota Bioceânica e busca integrar a Dra. Sandra Leone na gestão dos recursos destinados. A colaboração do governo municipal e da secretaria de saúde é crucial para o avanço do projeto, que necessita de uma aprovação pelo comitê de ética. Uma vez aprovado, o projeto facilitará a coordenação com líderes comunitários locais para responder rapidamente a eventos de saúde pública, como surtos ou suspeitas de doenças contagiosas.

A reunião é um passo importante para integrar esforços e recursos em um plano que promete reforçar significativamente as capacidades de resposta a emergências de saúde na comunidade.

Texto: Débora Louise.