sábado, 27 de julho de 2024

Nelson Cintra Representa o MS no Maior Evento Agropecuário do Chaco Paraguaio

A Prefeitura Municipal de Porto Murtinho através do prefeito Nelson Cintra marcou presença na quinta edição da Expo Pioneiros, o maior evento agropecuário do Chaco Paraguaio. A exposição, organizada pela Pioneros del Chaco S.A. em parceria com as Cooperativas Chortitzer, Fernheim e Neuland, além de acionistas privados, ocorreu em Loma Plata, cidade próxima à Filadélfia, no Paraguai.

Representando o Mato Grosso do Sul pelo segundo ano consecutivo, juntamente com Lúcio Lagemann, o gestor municipal de Porto Murtinho Nelson Cintra visitou estandes, participou de networking e reencontrou amigos e autoridades paraguaias durante os dois dias do evento. Foi recebido pelo presidente da Cooperativa Chortitzer, Ronald Reimer e pelo Diretor Geral, Florian Reimer.

Nelson Cintra encontrou-se inclusive, com o presidente do Paraguai, Santiago Peña. Juntos, destacaram a relevância do evento para a ampliação das relações comerciais e de cooperação tecnológica no setor agroindustrial. Ao comentar sobre o evento, o prefeito enfatizou que “a participação de Porto Murtinho é uma oportunidade de fortalecer laços comerciais e de promover um intercâmbio de conhecimentos com produtores e empresas do setor agroindustrial.”

Santiago Peña e Nelson Cintra ainda relembraram a reunião entre ambos na edição de 2023 da Expo Pioneiros, antes de Peña assumir a presidência do Paraguai. Comentaram sobre a parceria entre os países e o avanço do Corredor Bioceânico. Peña discursou sobre o desenvolvimento agrícola do Chaco Paraguaio e o progresso nas obras de infraestrutura das estradas, incluindo a Rota Bioceânica que ligará o Oceano Pacífico ao Atlântico. Porto Murtinho, no Brasil, destaca-se nessa rota com a ligação da ponte ao Paraguai por Carmelo Peralta.

A comitiva que acompanhou o prefeito incluiu Lúcio Lagemann, assessor de Logística da Semadesc, empresários da WEG, como Carlos Eduardo Andriolli, Décio Paulo Dalpiaz Filho e Miguel Lourenço Pastor, Romeu Barbosa, presidente do Sindicato Rural de Porto Murtinho, e produtores de soja e algodão de Mato Grosso do Sul, como Gustavo Barbosa, Frederico Moreno, Guilherme Foiser e Luiz Ramirez, além dos empresários Natanael e Gustavo Ribeiro.

Redação e Imagens: Kammylla Krysthin