sábado, 27 de julho de 2024

Reforma da Escola Estadual Indígena Antônio Alves de Barros é Entregue com Presença de Autoridades

Nesta segunda-feira, 4 de junho de 2024, a comunidade da Aldeia Alves de Barros, em Porto Murtinho, celebrou a entrega da reforma da Escola Estadual Indígena Antônio Alves de Barros. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, o prefeito de Bodoquena, Kazuto Horii, o secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher, e a secretária de Estado de Cidadania, Viviane Luiza da Silva.

O evento marca um importante passo para a educação na região, com a escola reformada oferecendo uma estrutura moderna e adequada para o ensino. Foram investidos mais de R$ 2 milhões em infraestrutura e equipamentos, proporcionando melhores condições de aprendizado para os 180 estudantes atendidos nos períodos matutino, vespertino e noturno.

Nelson Cintra destacou a importância da parceria entre a Prefeitura de Porto Murtinho e o Governo do Estado para a melhoria da infraestrutura educacional na aldeia. Desde o início de sua gestão, em 2021, já foi feita a reforma da Escola Municipal da Aldeia Alves de Barros, além da construção de uma cozinha comunitária e da criação de um espaço adequado de dormitório para os professores, com novas camas e instalações apropriadas. O prefeito também construiu a Casa do Artesão para apoiar a produção e comercialização do artesanato Kadiwéu.

Aldeia Alves de Barros

A Aldeia Alves de Barros é uma das principais aldeias da etnia Kadiwéu. O artesanato Kadiwéu, famoso por suas cerâmicas e grafismos, é uma importante expressão cultural da comunidade. Para apoiar a produção desse artesanato, o prefeito Nelson Cintra construiu a Casa do Artesão, que serve como um espaço para a produção e exposição dos trabalhos. Esses produtos são vendidos em diversas feiras e mercados, tanto no Brasil quanto no exterior, contribuindo significativamente para a economia local e a preservação cultural.

O cacique da Aldeia Alves de Barros, Ciriaco Ferraz, agradeceu o esforço das autoridades políticas presentes e expressou sua satisfação com a atuação do prefeito Nelson Cintra e do governo estadual. Ele destacou a importância da reforma da escola, da quadra coberta e de toda a estrutura oferecida, que beneficiam diretamente a comunidade.

De acordo com informações recentes, a aldeia abriga cerca de 300 famílias. No total, a população Kadiwéu na Terra Indígena Kadiwéu é estimada em aproximadamente 3.000 pessoas, distribuídas em seis aldeias principais