sexta-feira, 26 de julho de 2024

112 anos de História: Porto Murtinho celebra com grande festa

Port Murtinho, situado na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, foi fundado em 1911 e se destaca por sua localização estratégica às margens do Rio Paraguai, próximo à fronteira com o Paraguai. O município foi inicialmente estabelecido em 1892 por Antônio Corrêa da Costa, que construiu um porto de madeira na Fazenda Três Barras para exportação de erva-mate. Ao longo do século XX, a cidade desenvolveu-se principalmente através do comércio e da navegação no Rio Paraguai, além da agricultura e pecuária, charque e tanino. Este crescimento foi fortalecido pela localização estratégica de Porto Murtinho às margens do rio, que facilitava o transporte de mercadorias.

No século XXI, Porto Murtinho ganhou destaque com a implementação da Rota Bioceânica, um projeto ambicioso que visa conectar o Brasil ao Chile, passando por Paraguai e Argentina, para facilitar o comércio com os mercados asiáticos. A construção da ponte binacional sobre o Rio Paraguai, que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta, é uma peça-chave deste corredor logístico. Com previsão de conclusão em 2025, esta ponte promoverá um fluxo mais eficiente de mercadorias, reduzindo custos e tempo de transporte

O governo e a gestão atual do Prefeito Nelson Cintra à frente da Prefeitura Municipal têm investido na infraestrutura da cidade para preparar Porto Murtinho para este papel central. Isso inclui melhorias nas estradas, no aeroporto local e na reativação da hidrovia do Rio Paraguai, além de incentivar novos empreendimentos portuários. Esses investimentos não só melhorarão a logística, mas também trarão desenvolvimento econômico e novos empregos para a região.

Para comemorar os 112 anos do município, a prefeitura municipal preparou uma grande festa especial pra a população murtinhense e os visitantes que prestigiarão os 4 dias de festa.

No dia 13 de junho (quinta-feira) às 19h, começa a festa com a cerimônia oficial de abertura. Em seguida, às 20h, terá início o rodeio, dando o pontapé inicial para as competições esportivas que animarão as 4 noites da cidade. O primeiro dia contará com shows de Chrystian (da dupla Chrystian e Ralf), seguido pela dupla Brenno Reis e Marco Viola, a partir das 23h30.

No dia 14 de junho (sexta-feira), as atividades continuam com o rodeio a partir das 20h e o concurso da “Rainha do Rodeio”. Para animar a noite, a cantora Juliana Monteiro e o grupo local Pratas da Casa subirão ao palco.

No terceiro dia, 15 de junho (sábado), as festividades começam com desfile cívico pela manhã às 8:30. À noite, o rodeio inicia às 20h, seguido por shows da dupla Maria Cecília e Rodolfo e do grupo Alma Serrana, prometendo muita música e dança para o público.

A celebração se encerra no dia 16 de junho (domingo), com a final do rodeio e um encerramento que destacará Porto Murtinho como um importante polo na Rota Bioceânica. A noite contará com shows especiais da dupla Cezar e Paulinho e Juca Sanfoneiro, que encerrarão a festa com muita alegria.

Porto Murtinho convida todos os moradores e visitantes para participar desta grande festa e celebrar os 112 anos de história e progresso da cidade. Prepare-se para quatro dias de muita diversão, música e competições emocionantes!