sábado, 7 de setembro de 2024

1º Encontro da Rede de Apoio de Políticas Públicas para Mulheres

A Prefeitura Municipal, sob a gestão do prefeito Nelson Cintra, juntamente com a Secretaria de Assistência Social, liderada pela secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, e a Gerência de políticas públicas para mulheres a senhora Thaís Regina Cavalheiro Sanches apresentam, o 1º Encontro da Rede de Apoio Políticas Públicas para Mulheres.

O evento contou com a presença de importantes autoridades e profissionais, incluindo a subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres, senhora Manuela Nicodemos. Em seu discurso, ela destacou:

“Através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, estamos muito felizes de estar aqui hoje no primeiro encontro de rede de apoio à gerência de políticas públicas para as mulheres no município. Para nós, é estratégico fortalecer as gestoras que, na ponta, executam as políticas públicas para as mulheres, formulam de um método transversal todos os direitos garantidos pelas mulheres. É fundamental esse diálogo intersetorial, com todas as instituições que aqui estão presentes, sobretudo com o prefeito do município de Porto Murtinho Nelson Cintra, para que a gente dê um avanço programático nas políticas públicas para as mulheres.”

A secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, também ressaltou a importância do evento:

“O evento é muito importante. Somos a rede de apoio. Houve uma interlocução entre nós, estávamos trocando ideias para fazer a prevenção. A questão dessa rede de apoio, de fazer prevenção, é uma das coisas mais importantes. Acho que essa proteção é mais eficaz quando fazemos prevenção.”

Entre os presentes estavam as vereadoras Sônia Ferreira e Regina Heyn, o vereador Jayme Evandro, a secretária adjunta de Assistência Social, Josiane Abadie, a Capitã Roxane Vandressa Leite Moraes, Comandante do 14º Subgrupamento de Bombeiros Militar, a procuradora geral do município, Bethânia do Prado Ferreira Figueiredo, diretoras de escolas e demais profissionais do município.

A Rede de Apoio desempenha um papel crucial no enfrentamento à violência contra a mulher, tanto na prevenção quanto na proteção. O trabalho em rede é essencial para que todos os envolvidos e diretamente ligados à temática da violência contra a mulher possam se reconhecer, entender o trabalho institucional de cada um e somar esforços para retirar as mulheres, em segurança, do ciclo de violência. O objetivo é proporcionar a elas uma nova perspectiva de vida, demonstrando que viver em um relacionamento abusivo ou em um ambiente de violência doméstica familiar é perigoso.

O evento também contou com apresentações culturais da Orquestra de Violão e do Ballet adulto e infantil, projetos sociais do município no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social.