quinta-feira, 17 de outubro de 2024

O Projeto Rua de Lazer está de volta!

Realizado pela Prefeitura de Porto Murtinho, com o apoio do prefeito Nelson Cintra e da Secretaria Municipal de Assistência Social, através da secretária Maria Lúcia Barbosa Ribeiro, o Rua de Lazer Edição 2024 tem como objetivo fortalecer o vínculo com a comunidade e facilitar a comunicação.

O projeto busca aproximar a assistência social dos territórios com ocorrências de situações de vulnerabilidade social, inserindo os Trabalhadores do SUAS nesses locais para oferecer suporte e integração.

A primeira edição deste ano será realizada no dia 25 de outubro, às 17h, no Campinho do Fundão, na Rua 15 de Novembro, Bairro Nossa Senhora de Caacupê.

E vai atender os bairros Aparecida, Caacupê, Vila Célia, Dom Pepe e região. Será um dia repleto de atividades esportivas, brincadeiras e muita diversão para toda a família!

Edição 2023 foi um sucesso!

Em 2023, o projeto Rua de Lazer se destacou como uma iniciativa transformadora no município, promovendo um espaço de convivência e interação entre trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), famílias e a comunidade em geral. Ao longo do ano, o projeto contemplou todos os bairros e zora rural municipal, trazendo atividades diversificadas e atraentes para cidadãos de todas as idades.

O objetivo geral do projeto é criar coletivamente ações que tenham o território como referência, entendendo a dinâmica do espaço e possibilitando a observação e a escuta qualificada dos técnicos de referência envolvidos nesse processo. Entre os objetivos específicos, destacam-se:

✔️ Garantir um espaço com práticas inclusivas, democráticas e lúdicas;
✔️ Proporcionar, através da convivência social, a descoberta de semelhanças e diferenças e o acolhimento de interesses individuais e coletivos;
✔️ Despertar habilidades indispensáveis ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes dos diversos territórios atendidos.

Com o intuito de fortalecer laços sociais e promover a inclusão. Cada evento foi cuidadosamente planejado para atender às necessidades e interesses das comunidades locais, garantindo que todos se sentissem bem-vindos e participativos.

Os trabalhadores do SUAS desempenharam um papel fundamental no sucesso do projeto. Além de coordenar as atividades, eles atuaram como facilitadores, criando um ambiente acolhedor e seguro para as famílias. Essa interação não apenas ajudou a fortalecer a rede de apoio social, mas também permitiu que os profissionais conhecessem de perto as demandas e desafios enfrentados pela população. Os resultados foram evidentes: a participação nas atividades foi alta, e o feedback da comunidade foi amplamente positivo.

Com o encerramento do projeto em 2023 e as eleições municipais finalizadas em 2024 as expectativas são altas para o retorno. A administração municipal já tem a data do inicio do projeto em outubro com a intenção de continuar fortalecendo os laços comunitários e promovendo a inclusão social.

O sucesso do Rua de Lazer 2023 é um exemplo claro de como iniciativas comunitárias podem transformar a vida das pessoas, reforçando a importância do envolvimento social e da colaboração entre diferentes setores da sociedade. A união de esforços entre os trabalhadores do SUAS, as famílias e a comunidade foi, sem dúvida, a chave para esse resultado positivo.