Na segunda-feira, 22 de junho, o prefeito Nelson Cintra, a vice-prefeita Dra. Andreara Castro, a secretária municipal de Saúde Rita Padilha, e a coordenadora de Programas de Saúde e ponto focal da Fiocruz no Projeto Ecos da Rota, Sra. Kaciane, participaram da inauguração da Sede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Fiocruz-MS, localizada em Campo Grande-MS.
A cerimônia reuniu importantes autoridades e representantes de instituições ligadas à saúde, pesquisa, ciência e inovação, fortalecendo o diálogo e a integração entre municípios, Estado e instituições parceiras.
Também estiveram presentes o presidente da Fiocruz, Mário Moreira; o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Dr. Maurício Corrêa; o secretário municipal de Saúde de Campo Grande, Dr. Marcelo Luiz Brandão Vilela, representando a prefeita Adriane Lopes; a coordenadora da Fiocruz, Jislaine Guilhermino; a chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Mariana Aragão Pereira; o senador Nelsinho Trad; os deputados federais Geraldo Resende e Vander Loubet; a deputada estadual Gleice Jane; e o presidente do Conselho Estadual de Saúde de MS, Ricardo Alexandre Corrêa Bueno.
A nova estrutura também dialoga com os desafios e oportunidades trazidos pela Rota Bioceânica, especialmente na área da saúde pública, da vigilância epidemiológica e da inovação. Nesse contexto, a Fiocruz-MS desenvolve ações como o Projeto Ecos da Rota, que utiliza tecnologia, inteligência artificial e a participação de lideranças comunitárias para fortalecer sistemas de alerta precoce em regiões impactadas pelo corredor bioceânico, incluindo Porto Murtinho.







