O Projeto Cultural – Desafio dos Touros, idealizado pelo prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra Ribeiro (PSDB), em 2005, que se tornou um grande produto de divulgação positiva do município, está de volta! No último sábado (9) durante a realização do 6º Festival do Greifo, o prefeito Nelson Cintra, que está no terceiro mandato, informou a volta do projeto sociocultural, baseado na lenda do Touro Candil, um folclore da região de fronteira com o Paraguai, muito influente que estava desaparecendo.
Através da Secretaria de Turismo, que tem a frente o secretário Clayton Castilho, um remake da apresentação dos integrantes Touros Bandido e Encantado, representados através das cores verde e amarelo, que disputam a paternidade do Touro Candil, emocionou o público e autoridades.
Bandido e Encantado se apresentaram juntos e sem disputa, um fato inédito. Segundo, o prefeito, o projeto cultural, não só trabalha o resgate da cultura da região de fronteira, mas também disponibiliza oficinas nas áreas de música, dança, teatro e envolve toda a comunidade, que apoia e torce pelo touro predileto de maneira acirrada e apaixonante, está previsto para o mês de dezembro.
Prosseguiu, informando, que o figurinista e carnavalesco, Frans Fabian, que ajudou na elaboração do projeto em 2005, já se encontra em Porto Murtinho, criando os figurinos para as respectivas apresentações do Desafio dos Touros 2023.
As inscrições para adolescentes e jovens se encontram abertas e podem ser feitas na sede da Secretaria de Turismo. Só no último sábado, 58 inscrições foram realizadas. O desafio cultural que encantou os moradores de Porto Murtinho, ganhou o estado de MS e o Brasil, promete retornar com força máxima.