Na manhã desta quarta-feira (20), no passo municipal, aconteceu a entrega do material de divulgação da cultura dos Kadiwéus para Porto Murtinho pelo presidente do Museo Verde, como presidente o Sr. Gherardo La Francesca.
O evento contou com a presença do prefeito Nelson Cintra, primeira dama e secretária de assistência social – Maria Lúcia, secretária de educação – Rita de Cássia, secretária de turismo – Bárbara Viana, secretário de saúde – Moacir Gomides, professor/historiador – Braz León, vereador – Rodrigo Fróes, coordenador da FUNAI – Adeilson da Silva, e demais funcionários.
O museu verde tem sede em Roma, na Itália, onde o trabalho do Gherardo consiste em divulgar as culturas primitivas, principalmente dos Kadiweus, kinikinawa e ajhoreu, fundando museus nas comunidades indígenas.
Todo o trabalho é o resultado de pesquisas elaborado à partir do acervo histórico de Guido Bogiani, guardados há mais de 100 anos na Itália.
Hoje Porto Murtinho recebeu 5 painéis que contam a história dos Kadiweus que farão parte do acervo do Museu Dom Jaime Anibal Barrera.