21.4 C
Porto Murtinho
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Nelson Cintra garante piso nacional dos professores retroativo a janeiro

- Publicidade -

Os professores da rede municipal de ensino de Porto Murtinho terão o reajuste dos salários conforme o índice do piso nacional fixado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva – de 3,62% -, a contar de janeiro deste ano. A garantia foi dada pelo prefeito Nelson Cintra em reunião com a diretoria do SIMTED municipal e sua comissão de negociação.
Na oportunidade, ao reconhecer o índice, o prefeito anunciou que a aplicação do novo piso será feita mediante norma do município após aprovação pela Câmara de Vereadores, com pagamento do retroativo (janeiro/março) na folha de abril. Presente à reunião, a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Padilha, informou que o município honrou o índice nos últimos três anos.

Climatização das escolas
“Hoje o salário dos nossos professores está equiparado à maioria dos municípios do Estado”, disse a secretária, acrescentando que a valorização dos professores da educação básica de Porto Murtinho pelo prefeito Nelson Cintra vai muito além dos vencimentos. “O respeito à categoria inclui os investimentos em tecnologia, capacitação e condições de trabalho”, disse.
Conforme Rita de Cássia, o município instituiu, nos últimos anos, as jornadas ampliadas, climatizou e reformou todas as escolas da rede municipal, distribui kits escolares e uniformes aos alunos e proporciona merenda de qualidade. Também reformou e ampliou as escolas nas aldeias indígenas e rurais, incluindo construção de salas de aulas e quadras de esportes.

Portaria do MEC
Além do prefeito Nelson Cintra e a secretária de Educação, Rita de Cássia Padilha, participaram da reunião com o SIMTED de Porto Murtinho, os secretários municipais de Planejamento e finanças, Marly Norimy Miyaki, e de Administração Jeferson Regi Ferreira. Presentes também a procuradora-geral do município, Bethânia do Prado Ferreira Figueredo Michelon, e a assessora jurídica Sandra Valeria Mazucato Grubert.
O reajuste anual do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica foi definido pela Lei n. 11.738/2008. Todos os anos, cabe ao Ministério da Educação realizar os cálculos do índice de reajuste e publicar a portaria com os novos valores. O novo piso nacional – R$ 4.580,57, com jornada de ao menos 40 horas semanais, foi fixado por meio da portaria nº 61/2024, em 31 de janeiro.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

EXTRATO DO AVISO DE LICITAÇÃO

EXTRATO DO AVISO DE LICITAÇÃO

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

EXTRATO DO AVISO DE LICITAÇÃO

EXTRATO DO AVISO DE LICITAÇÃO

EXTRATO DO AVISO DE LICITAÇÃO

- Publicidade-